Descubra porquê agora é a melhor hora de comprar seu imóvel!
19 ago 2019
Desde junho deste ano as notícias sobre a taxa de juros fizeram as vendas de imóveis crescerem novamente. Os bancos começaram a “competir” para diminuir cada vez mais as taxas e assim conquistar mais clientes. A mudança que mais chamou atenção foi a da CAIXA, que diminuiu 1,25 ponto percentual o juro .
A diminuição foi principalmente focada no público de classe média, que nem sempre conseguem ser beneficiados com o programa Minha Casa Minha Vida e por isso não pensavam na possibilidade de comprar um imóvel novo devido às altas taxas de juros dos bancos.
Saiba mais:
Descubra 7 passos sobre como contratar o Minha Casa Minha Vida, clicando aqui.
Saiba quais são as principais taxas ao comprar um imóvel e se proteja!
Quanto a diminuição da taxa de juros pode me beneficiar?
A Caixa reduziu a taxa de juros para financiamento imobiliário com recursos da poupança, a linha de crédito chamada de SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).
O sistema é um dos mais realizados e a principal fonte de capital para o financiamento imobiliário são justamente os rendimentos da poupança. Ele funciona por meio de empréstimo bancário, no qual o dinheiro aplicado por uma pessoa se transforma, mesmo que indiretamente, em crédito para o setor imobiliário, porém as instituições financeiras participantes dessa linha de crédito podem usar até 65% dos valores existentes nas contas dos correntistas.
Como a poupança é uma das formas de investimento mais utilizada por nós brasileiros, o SBPE é um dos financiamentos mais populares. Além disso, o FGTS também pode fazer parte dessa linha de crédito, cujo tempo de financiamento chega à 35 anos, o que torna o sistema ainda mais atrativo.
Para usar o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo não há um limite definido para a renda, o que facilita ainda mais, e pode ser feito tanto dentro quanto fora do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que permite o financiamento de imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão.
Clique aqui e conheça os tipos de financiamentos para comprar seu imóvel.
Mercado já reagiu à diminuição da taxa
Segundo matéria do portal de notícias, Gazeta do Povo, que fala sobre a valorização dos imóveis de Curitiba, um recente “levantamento feito pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) mostrou que o preço do metro quadrado de imóveis novos na capital valorizou 5,7% em um ano e chegou a R$ 7,6 mil.”
Economicamente entendemos que os valores de um produto aumenta, quando há aumento na procura pelo mesmo. Ou seja, a valorização dos imóveis está ligada ao aumento de vendas, que muito provavelmente está ligada às facilidades de compra devido queda nos juros.
“O que estamos vendo é uma movimentação do mercado, um aquecimento nas vendas estimulado pelo acesso ao crédito e taxas mais baixas”, comentou a gerente de marketing da Imovelweb, Angélica Quintela.
Leia a matéria completa, clicando aqui.
Como não perder essa oportunidade de fazer um bom negócio e comprar seu apartamento próprio?
Se você ler bastante e pesquisar sobre os financiamentos disponíveis para a compra de um imóvel, vai ver que não é tão complicado assim, porém algumas etapas, desde a pesquisa até a finalização, pode deixar o processo muito mais demorado e o sonho de ter a casa própria mais distante.
Além disso, a melhor hora de aproveitar os juros baixos é agora, por isso, vale a pena considerar a ajuda de uma incorporadora para facilitar e agilizar todo o processo. Já que as empresas desse setor, possuem uma experiência maior no assunto por se tratar de um investimento de valor alto é válido tomar mais cuidado.
Sem contar que uma incorporadora poderá guiá-lo durante a compra do imóvel, mostrando os imóveis com melhores condições para sua realidade e também apresentando tendências de mercado que ajudarão você a agregar valor no imóvel, colaborando para que uma possível venda depois não se torne um prejuízo.
Gostou de saber sobre as taxas de juros e como o mercado está reagindo positivamente? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saber como podemos te ajudar!