Icone menu
Whatsapp
Sem categoria

Saiba quais são as principais taxas ao comprar um imóvel e se proteja

29 set 2018

Para muitas pessoas, a aquisição de sua primeira residência é uma grande conquista, mas poucos sabem que existem alguns custos extras que precisam ser quitados para a efetivação dessa negociação. Para não ser pego desprevenido, é fundamental saber quais são as principais taxas ao comprar um imóvel.

Caso o comprador não tenha se preparado para quitar esses tributos, ele poderá se complicar, uma vez que esses encargos podem aumentar em até 8% o valor final a ser investido na compra do imóvel. Sendo assim, ao fazer seu planejamento financeiro, é necessário considerar esses custos extras.

Continue a leitura deste artigo e descubra quais são essas taxas para não ser pego desprevenido.

Qual é o principal erro de quem compra um imóvel pela primeira vez?

Não é um grande segredo que o processo de compra de um imóvel é complexo. Por isso, as pessoas que não conhecem todos os trâmites podem se complicar. Contudo, apesar de ser comum um leigo ter alguns problemas com as questões burocráticas ligadas à documentação, o principal erro de quem compra um imóvel pela primeira vez diz respeito ao seu planejamento financeiro.

Por não saberem da existência das taxas extras, é normal que os compradores de primeira viagem não se programem para arcar com seu custo. Além disso, é habitual as pessoas não avaliarem corretamente as suas condições financeiras atuais e, desse modo, acabarem se endividando.

Quais são as principais taxas ao comprar um imóvel em São José dos Pinhais?

ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis — o famoso ITBI — é um encargo municipal que deverá ser pago pelo comprador para que possa ocorrer a oficialização da compra. Assim, apenas após a quitação desse tributo será possível que o novo dono registre em seu nome a propriedade do bem adquirido.

A alíquota varia para cada cidade. Em São José dos Pinhais, ela é de 0.5% do valor do financiamento e 2% do valor da entrada, ou 2% do valor do imóvel em caso de pagamento a vista.

FUNREJUS

O Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário (FUNREJUS) é um encargo cobrado no estado do Paraná para custear a aquisição, construção, ampliação e reforma dos edifícios destinados ao Poder Judiciário.

A alíquota desse imposto é determinada por lei estadual e corresponde a 0,2% do valor da negociação registrado na Escritura.

Escritura Pública

A Escritura Pública é um documento lavrado em cartório que tem como objetivo formalizar o interesse das partes envolvidas em negociar o imóvel. Esse documento se baseia no contrato de compra e venda e deve ser feito apenas pelas pessoas que realizaram o pagamento à vista.

Caso haja a contratação de um financiamento imobiliário, o comprador poderá usar o contrato feito com a instituição financeira. O seu custo é definido por legislação estadual, sendo que no Paraná custa em torno de R$900,00

Registro do Imóvel

O Registro do Imóvel é um documento que comprova a titularidade do imóvel. Sendo assim, apenas após a sua emissão ocorre a transferência de posse do bem. O seu custo também varia de acordo com o estado, e no Paraná custa em torno de R$800,00.

Taxa de corretagem

Quando se negocia um imóvel com o auxílio de um corretor, é de se esperar que esse profissional seja remunerado. Assim, após a conclusão do acordo, o comprador deverá pagar a ele a sua comissão.

Normalmente, essa taxa varia entre os profissionais e corresponde a uma porcentagem do valor acordado em contrato.

Existe a isenção de alguma taxa?

Em alguns casos, ocorre a isenção de algumas dessas taxas. Um exemplo é o caso dos imóveis com menos de 70 m², considerados isentos do pagamento do FUNREJUS.

De qualquer forma, é fundamental que um comprador atento se prepare financeiramente para quitar as principais taxas ao comprar um imóvel. Desse modo, ele não irá passar por problemas durante a efetivação da compra.

Agora, caso você queira dar o próximo passo na compra de sua residência, que tal descobrir os 3 erros mais comuns que as pessoas cometem ao comprar o primeiro imóvel?