Icone menu
Whatsapp

Entenda o que é e as vantagens de comprar um imóvel pelo SBPE

27 nov 2018

Comprar um imóvel pelo SBPE pode ser uma excelente opção caso você venha considerando a possibilidade e queira conhecer as vantagens desse sistema de financiamento.

O fato de tal modalidade oferecer um longo prazo para quitá-la e aceitar os recursos do FGTS como pagamento é só um dos principais benefícios obtidos por quem adere ao SBPE.

Se você já trabalha há algum tempo e vem planejando realizar o sonho da casa própria, financiar sua futura residência por meio desse sistema é, provavelmente, uma das melhores opções. A seguir, vamos explorar mais a fundo o que é, as vantagens e como funciona esse financiamento, a fim de que você se prepare para aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Quer entender sobre o que estamos falando e descobrir por que o SBPE pode ser uma excelente opção para seus objetivos? Continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos!

O que é o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo?

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) é uma modalidade de linha de crédito imobiliário que se vale dos fundos da poupança para financiar imóveis. Isso ocorre por meio de empréstimo bancário. 

Como a poupança continua sendo a forma mais popular de guardar dinheiro e investir, ainda que seja o caminho mais conservador de fazer isso, o SBPE tem os maiores recursos para financiamento de imóveis, por conta do número de pessoas que deposita recursos na caderneta. Isso faz com que haja uma reserva abundante para a linha de crédito, proporcionando a maior oferta a seus usuários.

Outra característica importante do SBPE é o tempo de financiamento ser de 35 anos. Trata-se de um período bastante longo, que cria condições para que o comprador faça uma aquisição de maior qualidade, já que terá um prazo mais extenso para pagar.

Considere, ainda, que o financiamento pelo SBPE pode ser feito tanto dentro quanto fora do Sistema Financeiro Habitacional (SFH). Isso traz uma ampla variedade de opções à hora de negociar com a instituição escolhida pelo comprador. 

Como funciona o SBPE? 

Agora que você já conhece esse sistema em linhas gerais, é hora de ver seus detalhes, para que possa se adequar às determinações do SBPE. As principais delas são:

  • o comprador não pode comprometer mais de 30% da renda familiar com o pagamento do financiamento — algo que também acontece em outros sistemas;
  • é possível financiar até 80% do valor total do imóvel a ser comprado, desde que se opte por um empréstimo com taxas de juros pós-fixadas;
  • quando o consumidor prefere um empréstimo com taxas de juros pré-fixadas, o limite do valor total do imóvel a ser financiado é de 70%;
  • o prazo máximo de parcelamento é de 35 anos, considerado bastante longo se comparado aos demais formatos de financiamento;
  • não há limite no valor a ser financiado, algo que difere o SBPE dos outros sistemas.

Vale lembrar que o Sistema permite o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na compra do imóvel. Essa é uma facilidade extra que você pode ter no processo de financiamento.

Quais são suas vantagens?

A essa altura, você já deve ter percebido que o SBPE pode ser uma excelente opção para a aquisição da sua moradia, não é mesmo? A ampla oferta de crédito garantida pelos recursos vindos dos fundos de poupança (que segue sendo o formato mais utilizado de investimento no Brasil) torna o sistema seguro e sempre disponível aos compradores interessados.

A seguir, vamos explorar alguns de seus principais benefícios, a fim de que você entenda, de uma vez por todas, por que o SBPE pode ser o melhor caminho para atingir o seu objetivo. Confira! 

Facilidade

Enquanto outras modalidades de financiamento têm prazos menores de parcelamento e recursos mais restritos em suas linhas de crédito, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) não padece desse problema.

A possibilidade de financiar imóveis de qualquer valor, algo que não é comum nos sistemas de financiamento existentes no país, faz com que esse seja um grande diferencial da modalidade. Afinal, restringir sua escolha pela casa própria ideal por conta das diretrizes das linhas de crédito não é nada agradável — e no SBPE isso não acontecerá. 

Condições especiais

Além das facilidades citadas acima, considere ainda que você pode utilizar o seu FGTS no pagamento do imóvel e o modelo de empréstimo escolhido não precisa estar atrelado ao Sistema Financeiro Habitacional (SFH).

Isso faz toda a diferença no momento de escolher com qual instituição financeira negociar, já que algumas atendem apenas nas linhas de crédito que se enquadram no SFH. Com essas condições especiais, você passa a ter um leque maior de opções e pode decidir por aquela que melhor se encaixe no seu bolso e atenda a seus interesses.

Por que contratar uma incorporadora pode ajudar no processo?

Já parou para pensar em como uma incorporadora pode ajudar no processo de encontrar o melhor empréstimo via SBPE? Afinal, tais organizações têm um papel central no ramo da construção civil: elas conhecem de perto os modelos de financiamento existentes no país e como funcionam.

A experiência que têm com grandes obras e um alto número de clientes faz com que dominem o processo com bastante tranquilidade — até porque essas empresas também realizam serviços por meio de financiamentos advindos dos principais bancos nacionais.

Com todo esse know-how, uma incorporadora pode ajudar você a buscar pelas melhores condições de financiamento, além de guiá-lo pelo processo de encontrar o imóvel pelo qual tanto vem procurando.

Considere que, quando o assunto é a compra da casa própria, você está realizando um investimento de alto custo, portanto todo cuidado é pouco para ter segurança e acertar na escolha da residência a ser adquirida. Considere as informações que foram dadas neste artigo para aproveitar as vantagens do sistema e realizar seu sonho da melhor forma possível.

Gostou de saber o que é e quais são as vantagens de comprar um imóvel pelo SBPE? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que temos para você!