Icone menu
Whatsapp

Qual score é bom para o financiamento imobiliário?

24 set 2020

Empresas e instituições possuem um sistema de pontuação para avaliar a vida financeira dos consumidores. Mas qual seria o Score ideal para conseguir um empréstimo?

Score: o sonho do financiamento imobiliário

O sonho de ter um imóvel próprio faz parte do cotidiano de todo brasileiro há muito tempo. Fazemos planos, poupança, cortes de gastos ali, outros aqui, mas essa opção sempre enfrentou um inimigo: os altos valores dos imóveis.

Será que você está pronto para financiar um imóvel? Leia aqui.

Uma alternativa que faz com que esse sonho se realize aos poucos é o financiamento, que dilui os valores e faz com que eles caibam nos orçamentos das famílias. Mas que para isso aconteça, as empresas e instituições financeiras consultam o Score do comprador.  Mas o que é esse Score?

Explicando o score

Os órgãos de proteção ao crédito criaram uma pontuação que avalia o comportamento do consumidor no âmbito financeiro, como histórico de dívidas, pagamento de contas, relacionamentos com bancos e outros fatores. 

Empresas e Instituições como Serasa e SPC possuem um sistema de pontuação interna, avaliando assim cada pessoa e situação. Basicamente esse é um novo jeito de conhecer mais sobre o consumidor, determinando assim se é seguro conceder um empréstimo. 

O Score vai de 0 a 1000. Se a sua pontuação chegar mais perto do valor máximo, suas chances de conseguir crédito para um financiamento será ainda maior, possibilitando a compra de um imóvel. Essas empresas entendem que com o Score alto, este consumidor tem menos chances de ficarem inadimplentes, quitando assim de maneira correta o empréstimo. 

Leia também: 5 benefícios de comprar um apartamento na planta

Mas afinal o que é um bom score?

Vamos aos números. No próprio site do Serasa é possível conferir a pontuação que, conforme falamos anteriormente vai de zero a mil.  

E segue a seguinte classificação dos pontos:

  • até 300 pontos há alto risco de inadimplência;
  • entre 300 e 700 o risco é classificado como médio;
  • acima de 700 pontos há baixo risco de inadimplência.

Com essa classificação fica mais fácil avaliar quem conseguirá mais facilmente obter um crédito para financiamento. Ou seja, quanto mais alto seu Score, mais chances de ser aprovado, ter taxas de juros menores e então, conseguir comprar seu sonhado imóvel.  

Como atingir um bom Score para conseguir o financiamento imobiliário?

Aqui vão algumas dicas para que você reveja sua situação financeira e aumente sua pontuação. Como dissemos acima, o Score é definido pelas empresas que consultam se seus pagamentos estão em dia, se há inadimplência e como é seu histórico de dívidas. 

  • Pague sempre suas contas em dia ou antecipe seus pagamentos, evitando atrasos. Essa é uma maneira simples de aumentar sua pontuação.
  • Evite pedidos de créditos recorrentes, como aumento de limite de cartão de crédito e empréstimos. Isso pode ser visto como golpe, baixando seu Score consideravelmente. 
  • Faça um plano financeiro e organize-se: isso é visto com bons olhos pois reforça a ideia de compromisso financeiro. 
  • Negocie ou quite suas dívidas. Estar com todas as contas em dia facilita na hora do empréstimo e aumenta seu Score.
  • E o mais importante: mantenha seu nome limpo na praça. Não fique entrando e saindo das listas do SPC ou Serasa pois isso pode dificultar na hora da solicitação do empréstimo 

Manter uma vida financeira saudável e consciente pode trazer inúmeros benefícios, inclusive abrir uma nova possibilidade, facilitando a realização do sonho de ter um imóvel só seu!

Saiba mais sobre a ATR!

Quer ficar por dentro das novidades da ATR Incorporadora e notícias do mercado imobiliário? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Facebook: www.facebook.com/atrincorporadora/
Instagram: www.instagram.com/atr_incorporadora/
Linkedin: www.linkedin.com/company/atr-incorporadora