Icone menu
Whatsapp
Finanças Pessoais

Será que você está pronto para financiar um imóvel?

24 mar 2020

Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas sentem que este é o momento ideal para colocar em prática as realizações de projetos pessoais. Entre as tantas vontades, uma das mais comuns por parte, principalmente dos jovens, é a conquista da independência financeira e a casa própria.

Mas será possível ter os dois ao mesmo tempo? Abaixo te daremos algumas dicas para financiar um imóvel e também sobre o que você deve ficar atento para que isso aconteça sem estourar o seu orçamento.

Olho na queda das taxas de juros

Como já abordado em outros textos do blog, as recorrentes quedas nas taxas de juros no fim do ano passado, como a Selic, que chegou ao patamar histórico de 4,5% ao ano, os juros dos financiamentos imobiliários também caíram. Apesar dessa melhora nas condições nos últimos trimestres, especialistas afirmam que as taxas devem se manter as mesmas nos próximos meses, já que não há espaço para novas quedas.

Ainda assim, alguns bancos continuam a anunciar novidades. O Santander, por exemplo, aumentou o limite de financiamento imobiliário de 80% para 90% em imóveis novos ou usados com valor acima de R$ 90 mil e que tenham contratos dentro do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Abaixo, observe o comparativo de juros para financiamento de imóveis entre os principais bancos do país:

Banco Taxa Limite do financiamento
Caixa (modalidades tradicionais) a partir de 6,5% ao ano + TR até 80% do valor para imóveis novos e 70% do valor para usados
Caixa (nova modalidade que acompanha a inflação) a partir de 2,95% + IPCA até 80% do valor o imóvel
Banco do Brasil a partir de 7,4% ao ano + TR até 80% do valor do imóvel novo ou usado
Banco do Brasil (linha nova, atualizada pela inflação) a partir de 3,45% + IPCA até 80% do valor o imóvel (para clientes private e estilo)
Itaú Unibanco a partir de 7,45% ao ano + TR  até 82% do valor do imóvel (tanto para novos como usados)
Bradesco a partir de 7,30% ao ano + TR até 80% do valor do imóvel novo ou usado
Santander a partir de 7,99% ao ano + TR Até 90% do valor do imóvel (tanto para novos como usados)

(tabela referente ao mês de janeiro de 2020)

Escolha o melhor banco para a sua realidade

Com as quedas nas taxas de financiamento, os bancos buscam tornar-se mais atrativos para quem sonha adquirir a casa própria. No entanto, para garantir juros mais baixos, o cliente precisa, na maioria das vezes, aumentar a relação com a instituição financeira, aceitando uma série de condições.

A renda do comprador, o valor do imóvel, o perfil e o tempo de relacionamento com o banco costumam refletir diretamente nos juros cobrados. Dessa forma, nossa dica é que você pesquise entre os bancos qual é o mais indicado para a sua situação atual

Procure oportunidades

Quando for o momento de escolher o primeiro imóvel, o ideal é não se empolgar e pensar com calma em cada etapa do processo. Até porquê, de acordo com uma pesquisa revelada no segundo semestre de 2019 pela Ademi-PR, a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná, Curitiba apresentava na época o menor estoque de imóveis novos dos últimos nove anos. 

Ou seja, mais do que nunca é a hora de pesquisar e procurar ainda mais as boas oportunidades na hora de fechar o negócio e um financiamento. 

Olhe para além das taxas

Não foque apenas nas taxas, mas também nos imóveis em si. Tenha em mente que localização, boa vizinhança, segurança e estado de conservação são alguns dos fatores que irão inflacionar as ofertas.

Falamos um pouco mais sobre fatores que colaboram para a valorização de um imóvel no texto que você confere clicando aqui.

É claro que um bom negócio é aquele que pode trazer futuros lucros e outros frutos a longo prazo, mas reveja suas prioridades no momento.

Busque Alternativas

O comportamento da sociedade tem mudado e isso já não é mais segredo para ninguém. Se antes o principal objetivo das pessoas eram construir uma família em casas gigantescas, os jovens de hoje têm cada vez mais aderido a espaços menores e compactos. Tem-se aumentado também o número de amigos que vivem em coliving, ou seja, o compartilhamento de moradias e apartamentos. 

Estabeleça Metas

Um bom planejamento continua sendo o alicerce fundamental para que um projeto saia do papel. Tenha em mente onde você quer chegar e como chegará lá. Toda decisão implica em abdicar de alguns costumes do dia-a-dia, mas, no entanto, quanto mais bem planejado, menos impactante serão as mudanças. Estabeleça uma data limite para o financiamento do seu imóvel e começa a estudar as opções. 

Curtiu nossas dicas? Então não deixe de compartilhar com os amigos nas redes sociais 😉

Queremos fazer parte das suas realizações. Conheça nossos empreendimentos acessando nosso site atrincorporadora.com.br