Icone menu
Whatsapp
Tecnologia e Sustentabilidade

5 motivos pelos quais usamos Lean Construction na ATR

24 mar 2022

Você já pensou em quanto material é desperdiçado e quantos atrasos acontecem em entregas de obras? Isso é a falta de métodos Lean Construction. 

A produtividade da construção civil no Brasil é 30% inferior à do restante da economia do país. Por isso, é  considerada uma indústria ineficiente e muito onerosa devido aos altos resíduos gerados ao longo do processo construtivo. 

Considerando melhorias relacionadas a atrasos e desperdícios, tem sido tendência a aplicação de Lean Construction, ou simplesmente, construção enxuta.

Mas você ainda pode estar se perguntando o que é isso? 

O que é Lean Construction?

É um gerenciamento de projetos de construção. Foi desenvolvida em cima de teorias de outros segmentos de produção, e inclui os conceitos de just-in-time (JIT) e gestão da qualidade total (TQM), sistemas de gestão da produção.

A Lean Construction é uma adaptação dos métodos enxutos no setor da construção civil. Ou seja, otimiza o processo de construção com o objetivo de minimizar o desperdício. 

Com base em uma análise criteriosa e outras ferramentas, etapas desnecessárias que dificultam o trabalho podem ser encontradas e cada uma pode ser eliminada.

Lean Construction é um método de construção com menos tempo e custo, de maneira mais fácil e com maior qualidade. Tudo isso graças a diferentes formas de visualizar sua produção, desde o planejamento, recebimento de materiais até a prestação de serviços.

Conheça os cinco motivos pelos quais usamos Lean Construction na ATR.

1 – Agregar valor 

Com base nesse princípio, estabelece-se que as necessidades dos clientes internos e externos devem ser claramente identificadas, e essas informações devem ser levadas em consideração no projeto.

Obter uma compreensão profunda do seu público-alvo é uma das maneiras mais inteligentes de oferecer uma experiência única e significativa ao cliente. Isso envolve fazer pesquisas de mercado durante diversas fases do projeto, incluindo após a entrega das chaves.

2. Eliminar o que não acrescenta

Este  é sem dúvida o passo mais importante na Lean Construction.  O lema da abordagem enxuta é se livrar do excesso. Como resultado, a eficiência de construção dos processos pode ser melhorada, principalmente reduzindo ou eliminando operações.

3. Otimizar tempo

A falta de prazos podem levar ao desperdício de materiais. E, como parte da abordagem Lean Construction, significa fazer mais em menos tempo. O objetivo é criar um ambiente mais eficiente e livre de resíduos. 

Ao reduzir esse tempo, a empresa ganha outras vantagens, como entregas mais rápidas aos clientes.

4.Reduzir a variabilidade

Na  construção civil, a proporção de imprevistos e incertezas ocorre com frequência. Cada projeto tem suas variações envolvidas.

Essa redução é essencial para manter um nível tanto financeiro como na execução das obras, de acordo com o plano, garantindo a qualidade da obra e do produto final .

5. Tornar os Processos Transparentes

A transparência na gestão em todas as etapas do projeto deve ser simples e direta, evitando falhas e retrabalhos.

As principais vantagens do Lean Construction 

  • Aumenta a produtividade; 
  • determina o risco e o defeito do projeto anterior, permitindo o ajuste antes e rapidamente;
  • melhora o resultado final, fornecendo o aumento de qualidade das empresas e os níveis de satisfação do cliente.

Com tantos benefícios para quem produz o projeto e para os clientes que recebem o produto final, a Lean Construction é a nova metodologia que utilizamos aqui ART INCORPORADORA

O Terrazzo Tomio é um dos empreendimentos que contam, desde a fase inicial das obras, com os métodos de Lean Construction e isso tem assegurado uma obra com menos resíduos, mais qualidade construtiva e dentro dos prazos estabelecidos. Confira como está ficando o prédio no vídeo abaixo.