Icone menu
Whatsapp

Incorporadora paranaense aplica Lean Construction na construção de edifício inteligente

4 ago 2021

A tendência mundial na construção civil é aplicar o Lean Construction, que prega a busca constante pela melhoria por meio da redução do desperdício
e de custos. “Uma filosofia que permite fazer mais, com menos”, assegura o engenheiro Gabriel Augusto Gomes Correa. O profissional esta impactando a metodologia na empresa paranaense ATR Incorporadora na construção do edifício Terrazzo Tomio, o primeiro prédio inteligente de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, cidade sede da empresa.

A construção civil precisa evoluir, defende o engenheiro. Para ele, o método convencional de planejamento de obras mostra redução de eficiência, além de ser responsável pela conceituação do setor como de baixa produtividade. “É neste cenário que surge Lean Construction, nova técnica que possibilita uma revolução na maneira de construir”, ressalta.

Rendimento e assertividade

Gomes Correa lembra que para revolucionar a construção civil a partir da metodologia desenvolvida nas fábricas japonesas, o pesquisador finlandês Lauri Koskela publicou, em 1992, o texto Application of the new production philosophy in the Construction, com claro objetivo de eliminar as atividades de fluxo e potencializar o rendimento e a assertividade das atividades de conversão.

A partir dos conceitos apresentados foram desenvolvidas ferramentas para a aplicação do Lean Construction dentro do canteiro, muitas delas ligadas diretamente ao planejamento de obra.

O diretor da ATR, Rafael Rosa, destaca que a construção civil necessita, cada vez mais, diminuir o leed time de entrega de seus empreendimentos e aumentar o controle de obra. “Para que o setor tenha gradativamente uma “maior confiabilidade é necessário planejar e controlar”, pontua.

Ele ressalta que com esse entendimento, em 2021, a ATR iniciou a implantação Lean “e já registramos expressivos resultados que trazem vantagem para cliente e colaboradores”.

O progresso, segundo Gomes Correa, pode ser notado pelo cronograma de longo prazo. “Mesmo em uma época em que a construção civil passa por certa dificuldade, devido à carência de matéria-prima para a construção e à pandemia mundial, que tem atingido a todos os colaboradores, a obra do Terrazzo está adiantada perante o planejamento inicial”.

Índice de desempenho

O Índice de Desempenho de Prazo (IDP) é um indicador que mede a eficiência de produtividade em uma construção, explica o engenheiro. É calculado pela relação entre percentual da obra executado pelo percentual da obra planejado na linha de base inicial. O índice igual a um significa que o executado está exatamente igual ao planejado. Quando inferior a um representa uma obra atrasada. “O IDP do Terrazzo Tomio está, atualmente, em 1,07”, pontua.

Os cronogramas de médio e curto prazo foram os principais responsáveis por possibilitarem que os insumos fossem previstos e entregues nas datas esperadas, ressalta Rosa. De acordo com ele, além de reduzir o ciclo entre lajes, possibilitou que, no replanejamento atual, o final da estrutura, inicialmente previsto para abril de 2022, fosse adiantado para fevereiro do ano que vem.

Após a implantação do Lean Construction, a ATR tem um canteiro de obras mais produtivo, com menos desperdício de tempo e dinheiro, maior nível de qualidade e produtividade nas tarefas. “Esses fatores geram maior nível de satisfação dos clientes e melhora no ambiente de trabalho e comunicação com e entre os colaboradores que atuam sob um fluxo contínuo e produção puxada”, pondera Gomes Correa.

“A ATR não pretende parar por aí”, sublinha Rosa, destacando que “melhoria contínua é o nosso lema”.