Icone menu
Whatsapp

Reta Final na Obra do Terrazzo

11 mar 2023

O mês de março foi realmente um marco para o Terrazzo. Os avanços foram avassaladores e nos alegramos por informá-los que a bandeira quadriculada já está à vista: iniciamos a curva da reta final. Prosseguimos com as obras de infraestrutura ao longo do perímetro da obra, principalmente com relação aos muros da Rua Capitão Tobias. Por trás do tapume metálico que ainda cerca nosso terreno, os muros em alvenaria convencional e blocos de concreto estão em execução e prestes a receber seus devidos revestimentos.

Você sabia?

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, a falta de atividade física pode causar doenças em 500 milhões de pessoas até 2030. A prática regular de exercícios é essencial para a qualidade de vida. O empreendimento que lhe aguarda estará equipado e preparado para não deixar você dentro deste meio bilhão de pessoas. A academia já está com forro no teto e azulejo nas paredes do banheiro, recebendo agora suas demãos de pintura. Na sequência será instalado o piso emborrachado, liberando a área para que sejam posicionados seus aparelhos de exercícios físicos.

Já que falamos em qualidade de vida, trazemos o ponto de vista técnico dos colegas da Sustentável Engenharia, que traz os benefícios de plantas em ambientes de vivência. Além da harmonização com as fachadas que completa a exuberante arquitetura do Terrazzo (admirada a quilômetros de distância), elementos de vegetação nas floreiras dos terraços e sacadas técnicas auxiliam na regulação térmica (amenizando os dias de calor intenso), amplificam a umidade do ar (devido à água retida nas plantas) e melhora sua qualidade (com a fotossíntese removendo gás carbônico da atmosfera e devolvendo o oxigênio que respiramos). A equipe responsável pela execução do paisagismo iniciou seus trabalhos e plantou as primeiras mudas que receberão o Sol da tarde de frente para a Rua Maria Helena, com mais de 2.000 kg de terra preta já no seu definitivo local.

Tchau, laranja!

Conforme adiantamos nos últimos diálogos, os trechos alaranjados da obra caminhavam para seu fim. Isto pois restava apenas uma fachada a ser emboçada e trechos pontuais dos apartamentos de cobertura. Com felicidade trazemos a notícia de que toda a estrutura está sem alvenaria exposta. Os balancins remanescentes em obra se prepararam para dar tchau, após longos meses, pois com o reboco foram liberadas as frentes de pastilha e textura, os revestimentos definitivos. 

O emboço da face que faltava, que chamamos de Fachada D, foi completamente finalizado e a equipe já se despediu de nós, após projetar cerca de 40 toneladas de argamassa. Parece bastante, né? E é! E pode apostar que seria mais caso nossas paredes apresentassem falhas de execução e estivessem tortas (“fora de prumo”, nos vocábulos da construção civil). A regularidade da alvenaria externa possibilitou manter a espessura de emboço abaixo de 5 cm em toda a Fachada, fruto de muita conferência e acompanhamento assíduo da equipe de engenharia em obra. O povo aqui gosta de estar no canteiro e, estreitando os laços com os trabalhadores, é facilitada a comunicação e por consequência as cobranças e orientações diárias, em busca da qualidade que julgamos de acordo com o que você, morador, merece. 

Se pensarmos pelo viés da segurança interna, conforto e acesso à água, podemos dizer que os moradores dos pavimentos 2, 3 e 4 estão praticamente atendidos. Nestes pavimentos temos a instalação das fechaduras digitais, dos pisos laminados (em geral nos quartos dos moradores que optaram por ele), das bancadas de granito e das louças e metais. São muitas tarefas delicadas e equipes espalhadas ao longo da estrutura.

O controle é feito minuciosamente e demanda de muito tempo de nossas equipes de obra e engenharia, que orgulhosamente assume as responsabilidades e acompanha de perto as atividades. É muita coisa, gerando satisfação pela entrega, cansaço pelos longos dias, carinho pelo produto que se encaminha ao fim e gratidão pela sua atenção. Te esperamos no próximo informativo!

Confira agora o vídeo da evolução da obra em Março