Icone menu
Whatsapp

Afinal, por que é importante pré-aprovar o crédito imobiliário?

26 set 2018

Mesmo que, aparentemente, tudo esteja caminhando bem, pode acontecer de você escolher o sonhado imóvel e não conseguir adquiri-lo por não ter realizado a pré-aprovação do crédito imobiliário.

Você sabe por que isso acontece? Neste post, vamos esclarecer a importância de realizar esse procedimento antes de escolher e de comprar um imóvel.

Quer saber tudo sobre pré-aprovar o crédito imobiliário e conhecer os benefícios de providenciá-lo antes da intenção de compra? Continue a leitura!

A importância de pré-aprovar o crédito imobiliário

A concorrência por imóveis existe. Sem que você saiba, há muitas pessoas com o mesmo perfil que o seu buscando uma casa ou apartamento para comprar.

E o que você não quer é que elas passem na sua frente na negociação, certo? Você pode perder essa corrida se não pré-aprovar o crédito imobiliário no tempo certo.

Vantagens de pré-aprovar o crédito imobiliário

Mais agilidade e menos burocracia na negociação

Pré-aprovar o crédito antes de encontrar o imóvel desejado e de iniciar a negociação é fundamental para quem depende de um financiamento para adquiri-lo.

Isso porque esse procedimento proporciona mais agilidade na realização da transação financeira e uma significativa redução da burocracia no processo de aquisição da casa ou do apartamento.

Comparação das taxas de juros

Além de ser um procedimento sem custos para o cliente, saiba que não é necessário ter conta corrente na instituição financeira para pré-aprovar o crédito imobiliário.

Portanto, você pode solicitá-lo em mais de um banco ao mesmo tempo, o que permite que você compare os juros a serem pagos, os valores das parcelas e os benefícios oferecidos.

Também vale destacar que o crédito imobiliário não está atrelado à compra, já que o valor autorizado pela financeira não precisa, necessariamente, ser utilizado.

Parcelas adequadas à renda

Ao pré-aprovar o crédito imobiliário, é possível estudar o financiamento adequado para a sua situação financeira. Ou seja, o procedimento favorece o planejamento com base na sua renda familiar.

Um teto é estipulado como forma de garantir o controle das finanças. Lembre-se de que a parcela mensal não deve ultrapassar 30% da renda bruta familiar.

Maior poder de barganha

Após a obtenção do crédito, as instituições costumam dar o prazo de 90 dias para a utilização dos recursos. É tempo suficiente para o cliente fazer a busca pelo imóvel ideal e concluir os trâmites de negociação.

É fundamental ter em mente que o crédito aprovado aumenta o poder de negociação com incorporadoras, imobiliárias e vendedores, já que o cliente estará apto a utilizar o recurso disponibilizado a qualquer momento.

Obtenção do crédito

Para obter crédito imobiliário no Brasil, o interessado precisa ser brasileiro ou naturalizado e ter mais de 18 anos para se enquadrar ao prazo máximo de amortização da dívida oferecido pelas empresas.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também é uma alternativa para quem quer adquirir um imóvel. Nesse caso, você não pode ter outro imóvel em seu nome ou estar envolvido na compra de um na cidade em que mora.

Ainda é necessário ter ficha cadastral limpa, sem pendências em órgãos de proteção ao crédito, e comprovar renda capaz de cobrir as despesas com a compra.

O tempo para a conclusão dos trâmites varia de acordo com a instituição financeira contratada. Não há um prazo máximo definido em lei.

Portanto, pré-aprovar o crédito imobiliário antes de escolher um imóvel torna o processo de aquisição mais ágil e menos burocrático, permitindo que você esteja à frente de outros interessados na negociação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos e seguidores a ficarem por dentro do assunto!