Icone menu
Whatsapp

Obra Lummi: Novas etapas iniciando

2 jun 2024

Neste informativo dividiremos o texto em duas etapas. Primeiro, contaremos sobre os avanços da obra. Onde estamos com as frentes que já haviam iniciado e aonde estaremos com elas nos próximos meses. Em um segundo momento, contaremos as novidades. Temos novas frentes iniciando e vale a pena separar um tempo para explicar como cada uma delas funciona.

Começando do começo, a alvenaria está muito próxima de finalizar. Temos prontos no último mês os pavimentos 10, 11, 15, 16 e a cobertura, restando para o mês de junho a finalização do 12, 13 e 14. Estamos diante das semanas finais do ciclo de uma das etapas mais transformadora do canteiro de obras. Primeiro vimos o edifício subir com a estrutura e agora temos a oportunidade de entender os apartamentos que aqui ficarão. É o momento do encontro da engenharia com a arquitetura, onde criamos os ambientes e fazemos as conferências que irão garantir a qualidade necessária em um imóvel como o Lummi. É o começo do seu lar.

Acompanhando as vedações, as infraestruturas seguem a todo vapor. Nossos 3 encanadores estão dedicados a finalizar a execução das tubulações hidráulicas do 10º pavimento e em paralelo levam as tubulações sanitárias ao 12º pavimento, sempre acompanhando a alvenaria. A equipe de eletricistas que conta com 5 profissionais segue seu ritmo de um pavimento por semana e chegam ao 8º pavimento, executando todas as tubulações elétricas, caixas para interruptores, tomadas e arandelas e pontos de telemática que garantem a inteligência do seu apartamento bem como a conexão de todos os sistemas do edifício. Também no 10º pavimento está sendo executada a infraestrutura de ar condicionado. Os apartamentos contam com climatização em todos os ambientes, além de piso aquecido nos banheiros, e isso garante conforto nos dias frios e também nos dias quentes.

Com isso, vamos falar do que é novo. Assim que a alvenaria e as infraestruturas são finalizadas nós liberamos o pavimento para o reboco e vamos contar um pouco sobre como é esse processo. Feitas as devidas conferências no pavimento, dois pedreiros são alocados para realizar a etapa da preparação das paredes. Primeiramente nós fazemos as taliscas, que nada mais são do que marcações feitas na alvenaria para definir qual será a espessura do reboco que está por vir. O mestre de obras da ATR participa de forma conjunta no taliscamento pois é um momento delicado e que exige precisão milimétrica para que a espessura do emboço seja a menor possível, garantindo assim eficiência na execução sem desperdícios desnecessários de material.

Após o taliscamento é hora do chapisco. O chapisco é uma mistura de cimento, água e areia que é jogada na parede de forma uniforme para melhorar a aderência do substrato. Em outras palavras, é um processo que tem por objetivo o melhoramento da superfície que vai receber o reboco, evitando o surgimento de patologias como o descolamento de placas de massa e fissuras indesejadas. O chapisco fica na parede por no mínimo 24 horas antes do início do acabamento final. Com as taliscas no lugar e o chapisco executado, ainda não é hora de rebocar. 

Em paralelo às tarefas de preparação, são feitas as instalações dos contramarcos. As molduras onde ficarão as esquadrias são instaladas e com isso nós delimitamos todos os vãos do pavimento bem como as alturas em que as janelas e portas janelas estarão. É mais um passo em direção a excelência. Mais uma peça do quebra-cabeças que se transforma em arte.

Com tudo pronto, vamos ao reboco! Seguindo a sequência lógica, iniciamos pelo térreo já com a execução dos muros do fundo, subimos ao 3º pavimento que já está finalizado e agora contamos com duas frentes paralelas, no 4º e no 5º pavimento. Assim que a massa está na parede os pedreiros responsáveis realizam os nivelamentos e os acabamentos das quinas e bordas, para que as paredes já fiquem em sua forma final. Nos pontos onde nós temos esquadrias é realizado o requadro, que é o acabamento dos vãos, sejam eles de janelas, portas ou porta-janelas. Em se tratando do imóvel arte, podemos dizer que a etapa do reboco é onde enxergamos a forma final. Polimos os detalhes, corrigimos os desalinhamentos e fazemos os acabamentos. É o mais próximo que um imóvel pode chegar de ser uma escultura a céu aberto.

Também neste mês também iniciamos os serviços de execução da infraestrutura de gás nos apartamentos. Esta, que vem logo após o reboco e antes do contrapiso, tem uma delicadeza e um cuidado especial pois estamos falando de um sistema que não pode sofrer nenhum tipo de dano. Todo cuidado é pouco quando falamos de gás. Na lateral do prédio executamos o muro de contenção que servirá de barreira para apoiar o solo onde executaremos o piso de concreto da área externa do café e também o pet place. Com estes avanços ficamos cada vez mais próximos de ver a vida funcionando em toda a sua beleza por aqui.

Finalizando, na última semana do mês de maio houve uma substituição no time do Lummi. Quem sai é a nossa grua ascensional. Após nos ajudar por mais de 8 meses com a carga e descarga dos materiais pesado da estrutura, chegou o momento de retirarmos ela para liberar a execução dos serviços no poço do elevador. E quem entra são os balancins. Com estes equipamentos vamos iniciar a execução da área mais esperada de toda edificação: a fachada. Vamos dar cor ao nosso quadro.

Voltaremos no próximo informativo para contar mais da história dessas novidades para vocês. Finalizaremos ciclos antigos e iniciaremos ciclos novos, mas manteremos o mesmo entusiasmo e responsabilidade de sempre para com a construção do seu futuro lar.