Icone menu
Whatsapp

O início de uma nova etapa no Arandá

5 out 2022

Como anunciado no informativo passado, a fundação no Arandá está concluída, e com isso chegou o momento de deixarmos o barro um pouco de lado para focarmos em erguer a estrutura! 

Sendo assim, no começo de setembro tivemos a retirada da retroescavadeira do canteiro com a ajuda de um guindaste. A presença do equipamento mais alto que nossos vizinhos da Rua Maranhão não só chamou a atenção de todos que passavam por aqui, como também marcou o fim das atividades de escavações e terraplanagem no Arandá.

Desse modo, o clima no canteiro mudou, as metas, desafios e processos são outros, e o time ATR segue com o mesmo comprometimento em alinhar todos os serviços de forma adequada para manter um padrão de qualidade nos pavimentos que estão por vir!

Uma porta fechou, mas várias janelas se abriram

Apesar da saída de uma das equipes de execução, as atividades no canteiro só aumentaram. Com a estrutura iniciada, nesse mês a obra começou a receber material de escoramento, sendo entregues 7 cargas de peças metálicas responsáveis pela sustentação da laje do subsolo 1 durante a concretagem e período de endurecimento do concreto.

Em paralelo, temos finalizadas as formas e armaduras dos pilares e das poucas vigas presentes na laje, visto que o sistema de cordoalhas protendidas a ser utilizado na estrutura permite a execução de uma laje mais lisa e com menos vigas. A montagem do escoramento foi realizada sobre o terreno com saibro para a execução do assoalho de madeirite e posicionamento das telas e demais armaduras.

Subir na varanda do barraco e observar a vista da obra, agora não só composta pelo terreno, e sim pela torre começando a tomar forma pelo pavimento de garagem e hall de entrada, é gratificante para todos os colaboradores do canteiro que de alguma forma contribuíram para o avanço da obra até esse estágio, superando as complexidades de executar uma contenção e fundação para um edifício com dois subsolos em meses tão frios e chuvosos.

Nessa última semana, recebemos os cabos de protensão que estão sendo posicionados na laje, junto à finalização dos serviços de forma, com a montagem da rampa de acesso ao subsolo 2, o restante das armaduras e a preparação da laje para posterior execução de instalações elétricas, hidráulicas, prevenção de incêndio, gás, entre outras complementares. O canteiro segue em ritmo acelerado para iniciar o mês de outubro com a primeira concretagem de laje protendida do Arandá!  

O início de uma nova etapa

Após a concretagem da laje do subsolo 1, a previsão é que os próximos meses de obras no Arandá sigam um fluxo de serviços mais linear e industrial, se comparado ao período de contenção e fundação, visto que a complexidade de problemas e imprevistos tende a diminuir pela repetição por pavimentos das atividades a seguir, como a estrutura, alvenaria, elétrica e hidráulica.

A ATR agradece a cada um que acompanha a evolução do nosso trabalho no Arandá, em breve mais novidades com uma baita concretagem e execução de estrutura a serem descritas para você!