Mês novo, canteiro novo
30 out 2022
A ATR não para. O Terrazzo continua ganhando forma, por dentro e por fora. Outubro foi um mês desafiador também devido às intempéries, com fortes chuvas castigando os primeiros dias do mês. Mas, o verão está chegando e as condições climáticas contribuíram para avanço exponencial nas duas últimas semanas.
A parte externa do empreendimento segue ganhando cada vez mais cara de pronta. Olhando da Rua Capitão Tobias, já são raros os alaranjados da fachada. O emboço foi totalmente projetado e já recebe suas primeiras pastilhas.
A Rua Maria Helena deslanchou, e hoje a textura em tons de cinza já alcança o 14º PVTO. Enquanto nossa Fachada B, nos fundos da Maria Helena, se encaminha para o mesmo caminho (com o emboço atingindo os pavimentos mais próximos ao topo), a única fachada que possuía alvenaria exposta não ficou para trás: foi trazida nova equipe de emboço e seus trabalhos já foram iniciados, acabando de vez com os alaranjados remanescentes na obra.
As equipes de elétrica percorreram todo o empreendimento realizando serviços que estavam aguardando sua liberação, como por exemplo a execução de infraestrutura de sacadas – que foi possibilitada com a desmontagem dos andaimes da fachada principal. Além disso, a equipe executou as fiações da churrasqueira, que fornecerão luz à sua carne e ao seu pão de alho, além dos cabeamentos que acionarão o exaustor mecânico posicionado no topo da estrutura e evitarão o retorno de fumaça.
Mês novo, canteiro novo
Enquanto os eletricistas percorriam todos os andares da obra, os responsáveis pela hidráulica dominaram o térreo.
Após a equipe ATR organizar uma verdadeira transformação nas áreas de vivência, com todas as estruturas expostas do térreo desmobilizadas (demolidas ou realocadas), foi aberto o caminho para a execução de obras de infraestrutura hidrossanitária e drenagem, com manilhas de até 1,0 m de diâmetro posicionadas ao longo de toda a área que virá a dar vez ao estacionamento aberto.
Trata-se de uma operação delicada e de risco, com muitos maquinários pesados envolvidos e serviços de terraplanagem auxiliando o processo. Ao final do mês, as tubulações da fachada frontal foram devidamente posicionadas e aterradas, o que foi possível devido ao cronograma bem planejado pela engenharia, à logística executiva da obra e às condições favoráveis de tempo.
Energizando
Com o andar da obra, a inteligência do Terrazzo vem se mostrando cada vez mais presente. Passo essencial e com cara de definitivo: foi dada a largada na instalação dos itens de automação. Inicialmente, a equipe responsável instalou a infraestrutura referente ao CFTV e telefonia – que garantirão o contato de quem lhe visitar via interfone, de maneira simples e eficaz.
Após isso, será dada atenção às áreas comuns, que terão mais de 20 câmeras, todas acessadas via aplicativo próprio desenvolvido pela parceira Econdomi.
Saiba mais em: Econdomi.com.br
Outro ponto que terá automatização e facilitará a sua vida é a irrigação, que levará água na medida certa para as plantas de suas floreiras (estejam elas nos terraços ou nas sacadas técnicas).
Em paralelo, o elevador convencional segue o cronograma de execução. As primeiras etapas foram concluídas, referentes ao posicionamento das guias do contrapeso, atividade que precede a instalação da cabine. Trata-se de um serviço que depende de precisão centimétrica, devido à quantidade de detalhes à carga do equipamento.
A previsão é que em novembro o primeiro dos dois elevadores seja finalizado e assim possibilite o início do mesmo processo no elevador panorâmico – que conta com a complexidade extra de possuir esquadrias de cima a baixo – estas que, inclusive, estão fabricadas sob medida.
Enquanto elas aguardam ansiosamente o momento de prover com mais beleza ainda a fachada do Terrazzo, nós aguardamos sua essencial atenção de sempre no próximo informativo. Até já!