Mais um mês de plena execução estrutural na obra do Terrazzo Tomio
19 nov 2021
Outubro é o 10º mês do ano e também o 10º mês de obra do Terrazzo Tomio, nosso prédio inteligente em construção no bairro São Pedro em São José dos Pinhais.
A cada semana que passa, são recebidos mais colaboradores e mais serviços se iniciam no canteiro de obras. O número de informações só cresce, o que exige conhecimento e serenidade para a assimilação de todas. É um desafio cada vez maior gerenciar estas tarefas, ainda mais com nosso padrão de qualidade.
Utilizamos diversos mecanismos para manter um controle, como por exemplo as fichas de verificação de serviço. Através de um software específico para a construção civil – o Mobuss Construction -, a engenharia diariamente valida a execução das tarefas, para evitar que erros passem desapercebidos e demandem correções futuras.
Não é fácil ter controle de tudo, ainda mais em um empreendimento de mais de 9.000 m² de área construída e com 50 pessoas trabalhando ao mesmo tempo. Mas, com cuidado, carinho e muita atenção, o time de engenharia vem cumprindo o papel.
Novas Fases
O último mês foi de avanços significativos em tarefas recentemente iniciadas. A instalação das churrasqueiras está a pleno vapor, e os apartamentos do 2º e do 3º pavimento já podem começar a pensar no churrasco. Os últimos retoques serão realizados posteriormente, com o fechamento da alvenaria e a execução da infraestrutura elétrica.
O sistema utilizado evitará o aquecimento de outros ambientes, pois conta com concreto refratário pré-moldado específico para este isolamento. As churrasqueiras contarão com dutos metálicos e exaustores, para impossibilitar a volta de fumaça. O procedimento industrial tem garantia e possibilita à obra maior produtividade, beneficiando a todos nós.
Além das churrasqueiras, os apartamentos começaram a receber o revestimento interno, iniciando a preparação para o acabamento interior. A equipe responsável já está realizando o chapisco e o emboço do 3º pavimento.
Em Outubro atingimos a marca de 10 pavimentos concretados, e agora em Novembro já iniciamos o 11º. Passamos de 30 metros de altura. Daqui a pouco até a grua terá que “crescer”, o maior equipamento da obra passará de 40 para 56 metros.