Icone menu
Whatsapp

Fundação Finalizada! Descubra quais são as próximas etapas

2 ago 2022

O arco-íris após a tempestade.

A equipe do Arandá iniciou o mês cheia de determinação e força de vontade para finalizar uma etapa tão complexa e duradoura da obra: a fundação. Entretanto, como esse serviço demanda um clima adequado para execução, os dias de chuvas intensas que ocorreram no início de agosto paralisaram a produção do canteiro por alguns dias. Incapacitada pela natureza, restava à equipe planejar a melhor estratégia de execução para não comprometer o cronograma.

Todavia, quando o clima melhorou, o desânimo pelas chuvas intensas foi ofuscado pelo foco e comprometimento de todos os colaboradores em superar as adversidades que ocorrem na obra, e desse modo entregar um produto de qualidade com a menor interferência possível no cronograma. 

Sendo assim, com alguns dias de reparos em formas e finalização das armaduras, o Arandá recebeu sua maior concretagem até o momento! 

No mesmo dia, foram concretadas o restante das sapatas, vigas, e as primeiras laje do prédio, localizadas no 2º subsolo.

Ao todo, foram mais de 100 m³ e 13 caminhões de concreto, registrando o término da fundação com a quinta-feira mais agitada que o canteiro e a Rua Maranhão já tiveram.

Construção cada dia mais sustentável

Apesar da ocorrência de vários dias de chuvas, a partir de agosto o Arandá aproveitou muito mais de seus dias de sol, com a instalação de placas receptoras de luz solar para geração de energia fotovoltaica! Com 10 painéis instalados no telhado do barraco, a ATR mais uma vez inova na indústria da construção civil, provando que um canteiro de obras pode funcionar à base de energia limpa e, desse modo, mitigar seu impacto ao meio ambiente.

O trabalho continua…

Com o término da fundação, as atividades do Arandá seguem em ritmo acelerado para o início da estrutura do 1º subsolo. 

Nesse mês, também houve a finalização do sistema de drenagem do 2º subsolo, e o nivelamento do terreno com retroescavadeira, bem como o espalhamento de saibro para posterior execução do piso armado, também estão em seus últimos dias. 

Nessa última semana de agosto, foram recebidos no mesmo dia mais de 7 carregamentos de materiais necessários para execução da próxima laje, como espumas shaft para furos em formas, espaçadores de armaduras e material para escoramento. Toda essa movimentação reflete o trabalho pesado que a ATR segue aplicando no canteiro do Arandá, para manter o andamento acelerado que a construção demanda para os próximos meses.