Descubra 7 passos sobre como contratar o Minha Casa Minha Vida
3 out 2018
Você com certeza já ouviu falar do Minha Casa Minha Vida (MCMV), não é mesmo? Esse programa governamental é usado por milhares de pessoas que querem comprar casas. Contudo, você sabe como contratar o Minha Casa Minha Vida?
Para poder financiar um imóvel por esse sistema, o comprador precisará realizar algumas etapas e respeitar algumas exigências relacionadas à renda familiar e valor do imóvel.
Para ajudá-lo a entender mais sobre esse tema, preparamos este artigo. Leia até o final e descubra como contratar o Minha Casa Minha Vida.
1. Escolha o imóvel
Existe um valor máximo para que um imóvel possa ser financiado pelo MCMV.
Por isso, o primeiro passo é pesquisar, junto às empresas imobiliárias, os produtos que atendem a esse limite.
2. descubra sua faixa de renda
O MCMV foi criado para atender às necessidades de pessoas de diferentes classes sociais. Por isso, existe uma organização por faixa de renda familiar. Cada um desses grupos possui algumas regras específicas relacionadas aos valores do contrato. Vamos entender cada uma delas?
Faixa 1
Essa faixa de renda contempla pessoas com renda familiar mensal considerada de baixa renda. Portanto, a Caixa Econômica pode subsidiar até 90% do valor do imóvel.
O valor do financiamento varia entre aproximadamente R$ 80,00 e R$ 270,00 — podendo ser parcelado em no máximo 120 mensalidades. A Faixa 1 é isenta de juros.
Faixa 1,5
Contempla pessoas cuja renda familiar mensal é de até R$ 2.600,00. O subsídio no financiamento pode chegar a até R$ 47.500,00. O prazo para pagamento é de até 30 anos.
Faixa 2
Pessoas cuja renda familiar mensal varia entre R$ 2.601,00 e R$ 4 mil. O valor máximo do subsídio é de R$ 29 mil. O financiamento pode ser parcelado em até 360 vezes (30 anos).
Faixa 3
Atende às pessoas com renda familiar mensal que varia entre R$ 4.001,00 e R$ 9 mil. Nessa faixa não há subsídio. O financiamento pode ser dividido em até 360 parcelas (30 anos).
3. faça a simulação de financiamento
Você deverá entrar no site da Caixa para verificar qual tipo de financiamento é recomendado no seu caso.
4. organize a documentação
No mesmo site da Caixa, após preencher o seu cadastro, o sistema listará os documentos que você precisará providenciar. Imprima essa lista para facilitar a organização.
5. leve a documentação ao banco
Você levará os documentos até uma agência da Caixa, onde eles serão analisados. Se no momento do cadastro, você sinalizou o interesse de usar seu saldo do FGTS para dar de entrada na compra do imóvel, será necessário apresentar um extrato do FGTS, comprovando a existência de saldo.
6. avaliação do imóvel
A Caixa avaliará os documentos referentes ao imóvel que será financiado. Nessa etapa, o banco pode exigir documentos referentes à construtora e vendedores.
7. assinatura de contrato
Depois da Caixa analisar a documentação e aprovar o financiamento, você assinará o contrato e fará o registro do imóvel em um Cartório de Registro de Imóveis. Só após essa etapa é o que dinheiro será liberado.
Como vimos neste artigo, comprar um imóvel exige o cumprimento de etapas importantes para que tudo ocorra de forma tranquila.
Agora que você sabe como contratar o Minha Casa Minha Vida, lembre-se de procurar uma construtora de confiança, que atenda às exigências do programa. A ATR possui vasta experiência no mercado imobiliário e pode ajudá-lo a realizar o sonho da casa própria.
Entre com contato com nossa equipe, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o Minha Casa Minha Vida.