Icone menu
Whatsapp
Tecnologia e Sustentabilidade

As 5 principais automações residenciais para você ter uma smart home

15 mar 2021

Para quem curte tecnologia e gosta de acompanhar as tendências deste setor, com certeza já se deparou com o termo Smart Home. Hoje queremos explicar rapidamente o que é e dar dicas de como transformar o seu lar em um ambiente tecnológico e inteligente. Vamos lá?

O termo inglês Smart Home é em tradução literal “lar inteligente”. Se a sua casa já possui dispositivos conectados à internet que você controla à distância, via smartphone ou comandos de voz, então você já tem uma smart home.

Há um tempo atrás também era comum ouvirmos as pessoas falarem sobre casas do futuro, porque muitas tecnologias não eram, nem de longe, uma opção para o presente. Porém, de uma forma muito rápida, estes dispositivos futuristas ficaram mais acessíveis e começaram a entrar de vez nas nossas vidas.

Aqui no nosso blog, já falamos sobre os apartamentos do futuro e como algumas tecnologias são aplicadas pela ATR. Confira clicando aqui.

Conforto, segurança e praticidade 

A principal característica de casas conectadas é o uso de tecnologias para automatizar e agilizar processos do dia-a-dia. Mesmo itens comuns como lâmpadas, tomadas e fechaduras podem se conectar com a internet. O objetivo de torná-los conectados é trazer maior comodidade, mesmo para tarefas simples como abrir a porta ou acender e apagar as luzes.

Quem já mora em uma casa ou apartamento, consegue adaptar dispositivos e ter um lar smart, porém especialistas destacam que, para desenvolver um projeto de smart home 100% conectado, o ideal é que o planejamento seja feito junto à construção do imóvel. Algumas modificações podem exigir uma certa infraestrutura, que é mais difícil de implantar se a casa já estiver pronta.

Aqui na ATR levamos tecnologia a sério e é por isso que nosso empreendimento mais recente Terrazzo Tomio conta com a opção do Kit Casa Conectada, que também estará disponível nos próximos empreendimentos, para automatizar o seu apartamento. No fim deste texto colocaremos mais informações sobre este kit para você conhecer.

Leia também: Primeiro prédio inteligente de São José dos Pinhais, Terrazzo Tomio deve estimular reconexão das pessoas com a natureza.

5 dispositivos de entrada para ter uma smart home

Conforme já mencionamos, as vantagens e benefícios de ter uma casa inteligente são muitas e vão desde ter mais segurança, como também economizar energia e tempo.

Se você ainda não tinha pensado em ter um lar mais conectado, pode estar se perguntando como começar a aproveitar todas estas facilidades. Então aqui está uma lista com os 5 principais dispositivos para você ter uma smart home. Confira:

1. Iluminação Inteligente

As lâmpadas smarts são extremamente vantajosas, pois economizam muita energia. No mercado existem diversas opções que podem se conectar à smartphones e até a dispositivos de comando por voz. Ao instalar uma em sua casa, você vai poder controlar não somente a iluminação, mas também a temperatura e cor da lâmpada. Além de poder determinar quando acender e apagar as luzes em cada cômodo. 

2. Smart Speaker – Controle por comando de voz

Hoje as caixas de som inteligentes já são acessíveis. Equipadas com um assistente pessoal é possível executar funções apenas com comando de voz. Os dois smart speakers mais famosos no mercado são: Google Home Mini e Echo Dot da Amazon com a assistente Alexa. 

Das muitas funcionalidades destes dispositivos é possível, apenas com o comando da voz, tocar música, verificar a previsão do tempo, as condições do trânsito, atualizar-se com as últimas notícias, além de controlar outros equipamentos domésticos na sua casa, como as lâmpadas e tomadas inteligentes. 

3. Fechadura Eletrônica

Pode parecer até coisa de preguiçoso, mas você já passou pela situação de chegar em casa cheio de compras nas mãos e ainda ter que procurar as chaves para abrir a porta? São em situações como esta que uma fechadura eletrônica ajuda em 100% nossa vida.

Existem diferentes opções no mercado e que funcionam de várias formas. Algumas fechaduras podem funcionar com o uso de tags, ou senhas e até mesmo com a nossa impressão digital, se esta tiver leitor de biometria. Com este dispositivo, perder as chaves não será mais um problema.

4. Câmeras de segurança conectadas

As Smart Câmeras com Wi-Fi conseguem transmitir imagens em tempo real para a tela do seu celular. Algumas opções contam até mesmo com visão noturna bem nítida e você pode ouvir e ser ouvido no ambiente monitorado. 

Hoje em dia os Vídeo Porteiros com tecnologia Wi-Fi também realizam as mesmas funções descritas.

5. Tomadas Inteligentes

Mesmo quando os aparelhos que você tenha em casa não sejam inteligentes, com os smart plugs é possível torná-los de alguma forma mais próximos dessa realidade.

Os pequenos dispositivos são bem comuns no mercado e a maioria possuem conectividade WiFi, com o qual é possível monitorar em tempo real o consumo de energia dos equipamentos enquanto estão ligados. Também é possível ligar e desligar a tomada à distância, ideal se você é do time dos que vivem esquecendo alguma coisa ligada em casa.

Você e seu apartamento conectados

Viu só?! Muitos dos dispositivos que mencionamos acima, já são super acessíveis e você consegue começar a ter a sua smart home. Mas como já dissemos aqui no texto, para ter um lar ainda mais conectado o ideal é iniciar a adequação dele na fase de obras, por isso aqui na ATR todo o processo é muito próximo do cliente.

Com nosso Kit Casa Conectada a automação do seu apartamento já pode estar inclusa no processo e finalização da obra. Abaixo estão os dois tipos de kits disponíveis no Terrazzo Tomio.

Um lar conectado merece um prédio inteligente

Em prédios as tecnologias capazes de automatizar, trazer mais economia e conectar funções a smartphones já são uma realidade, porém ainda não é comum ver empreendimentos que realmente adotem o máximo de tecnologias para facilitar a vida dos moradores.

Para nós da ATR é um marco sermos os detentores do título de incorporadora do primeiro prédio inteligente de São José dos Pinhais. O Terrazzo Tomio é exatamente isso: inteligente e tecnológico. 

Nós detalhamos mais sobre as tecnologias presentes no empreendimento neste texto do blog. Clique aqui para conferir.

Mas para resumir vamos listar aqui os principais diferenciais que colocam o Terrazzo como um prédio realmente inteligente

  • Acesso principal 100% por reconhecimento facial
  • Fechadura biométrica para acesso das áreas comuns
  • Vending Machine – Produtos de conveniência diretamente no hall do prédio para os moradores comprarem via QR Code.
  • Aplicativo e sistema próprio para controle de acessos e câmeras, reservas áreas comuns, solicitação de assistência técnica e manuais de funcionamento. 
  • Elevador Panorâmico com Vidro Fotovoltaico
  • Sistema CFTV com mais de 20 câmeras e acesso das imagens por app próprio 
  • Delivery Space – espaço para armazenamento de encomendas (inclui espaço refrigerado). 
  • Projeto 100% BIM

Agora que você já está sabendo tudo sobre smart home, que tal começar a sua junto com a gente?

O Terrazzo Tomio está com unidades disponíveis a partir de 53m², com 2 dormitórios, até 214m² com 4 quartos. Venha conhecer! 😉

Mais informações pelo Whatsapp (41) 99516-9257.