Icone menu
Whatsapp

Primeiro prédio inteligente de São José dos Pinhais, Terrazzo Tomio deve estimular reconexão das pessoas com a natureza

19 nov 2020

Com previsão de entrega para dezembro de 2022, o edifício Terrazzo Tomio, da ATR Incorporadora, vive a expectativa de se tornar o primeiro prédio inteligente de São José dos Pinhais (PR). A concepção do projeto, iniciada no ano passado, tem como uma das suas grandes marcas a integração entre os espaços internos e externos, característica reforçada na arquitetura contemporânea do empreendimento.

Com área construída de 8.060,78m², a estrutura do prédio utiliza o sistema de laje plana protendida. A técnica dispensa o uso de vigas dos sistemas tradicionais e contempla apenas pilares e lajes. “Esse método utiliza tecnologia e materiais mais eficientes para possibilitar uma construção de aspecto mais leve, rápida e flexível”, explica o engenheiro Ari Bührer, profissional que acompanhou o projeto.

O edifício conta com 16 pavimentos e um ático para recreação. No total, são 93 unidades residenciais, sendo em sua maioria apartamentos de dois quartos com suíte e área média de 53m² interna e sacada. Nessa configuração, os apartamentos também permitem eventuais uniões entre duas ou mais unidades, criando, desta forma, novas tipologias de moradias. Nos dois últimos pavimentos há opções de duplex com três quartos e suíte (66m² + 122m² de cobertura), com extensão para um amplo terraço.

Projetista do empreendimento, Guilherme Giovanoni Gomes explica que todo o design do prédio foi trabalhado em função de potencializar os componentes dinâmicos pré-existentes da concepção original. “Pensando nisso, as alternâncias das ‘quinas arredondadas’, aliadas às quinas vivas representadas pelos guarda corpos de vidro, causam uma sensação de que o prédio está em movimento e seus elementos proporcionam uma sensação de modernidade futurística”, complementa.

A integração entre o espaço urbano e a natureza é ressaltada desde o layout dos apartamentos, planejado com área externa para sacada e churrasqueira. E ainda é mais evidenciada nas unidades com terraço, conta Thiago Pinheiro, arquiteto que atuou na concepção do Terrazzo. “Trata-se de um espaço amplo e descoberto para que o morador possa se conectar com a área verde projetada na fachada por meio de floreiras, vasos com árvores de pequeno porte e cabos que ligam pavimentos com vegetação”, observa.

As áreas comuns do prédio estão divididas em dois espaços conectados por um elevador panorâmico. As extensões contam com uma praça de uso múltiplo com quadra, parquinho, espaço para atividades físicas, academia, brinquedoteca, piscina com borda infinita e vista privilegiada, além de um espaço gourmet fechado com área de estar externa.

“O principal elemento do Terrazzo é a reconexão das pessoas com a natureza, enfatizando a qualidade de vida. No acesso do empreendimento buscamos recuar a fachada para deixar um respiro para a cidade, possibilitando a criação de áreas verdes e um espaço de embarque e desembarque. Com estas escolhas, gostaríamos de deixar claro que o Terrazzo faz parte da cidade, não proporciona um muro, mas um abraço à vizinhança”, finaliza Pinheiro.