Icone menu
Whatsapp

A Rua Maria Helena já não é mais a mesma. O Terrazzo a embeleza.

3 out 2022

O time segue focado. A engenharia do Terrazzo mantém o ritmo acelerado na execução dos serviços. Além dos avanços que já ocorriam nos últimos meses, com as infraestruturas de hidráulica e elétrica dentro dos apartamentos finalizadas, estas mesmas equipes dedicaram parte de sua energia à finalização das prumadas de incêndio e de alimentação, que sobem desde o térreo até o topo da estrutura garantindo a chegada de água emergencial em todos os andares e energia elétrica para cada unidade habitacional. 

Em paralelo, os acabamentos internos continuam surpreendendo quem visita a obra: a cerâmica de cozinha e banheiros já consta no 14º pavimento, o forro de gesso no 13º, e a primeira demão de pintura alcança o 11º. O porcelanato, que deixa seu piso bonito e com cara de pronto, está em execução no 8º PVTO. 

Percebe a sequência? Tem lógica. Uma tarefa, realizada por uma equipe, depende diretamente do progresso de uma atividade sob alçada de outra empreiteira. Por exemplo, o forro deve ter seu acabamento garantido encontrando o azulejo já instalado, o que não seria possível se viesse antes da cerâmica. E, por mais que cada equipe tenha sua responsabilidade, no final das contas ela é nossa. 

Nós, como incorporadora, zelamos por esta sequência e gestão de tarefas e equipes. É a ATR quem planeja as execuções da maneira mais fluida possível, dia a dia, semana a semana e mês a mês, através de reuniões periódicas com todos os líderes. Assim, somos nós a engenharia dessa engrenagem movida a mais de 60 pessoas diariamente, que representam a fábrica da construção que produz o empreendimento e te entrega pronto para morar.

Não obstante os obstáculos

O vigésimo primeiro mês de obra trouxe, além de muita chuva, evolução considerável nos serviços externos. Nossa Fachada A, inclusive, já teve seus balancins desmontados. Isto foi possível com a finalização das tarefas mais externas dos terraços: emboço, pastilhas, rejuntes e textura. 

A Rua Maria Helena já não é mais a mesma. O Terrazzo a embeleza. 

Representando este avanço, prevemos para as próximas semanas a retirada da tela fachadeira desta área. Um pouco mais adentro, os andaimes também começam a serem desmontados. Os mesmos serviços que ocorreram nos balancins também se encaminham. A textura, última etapa deste acabamento externo, está a todo o vapor entre os pavimentos 3 e 8. Este trecho foi planejado criteriosamente e sua finalização deve ocorrer no futuro breve.

Contornando a esquina, veem-se também novidades na Fachada C (da Rua Capitão Tobias), com o emboço em status avançado. Mesmo com chuva, frio e muito vento, a equipe responsável finalizou o chapisco de toda a área e já desce os balancins emboçando. Ainda no início de outubro será finalizado este passo e novas cores virão por ali: as pastilhas e textura aguardam ansiosas seu momento de brilhar nessa face. Continuamos trazendo novas equipes para trabalhar em tarefa que estão disponíveis, visando sempre adiantar a execução.

A fachada dos fundos da R. Maria Helena, nossa Fachada B, avançou consideravelmente. Seus balancins são palco de uma nova equipe de emboço: “Seu Zé”, o líder, enfrenta as gélidas rajadas de vento que atingem os pavimentos superiores para produzir e caminhar com o emboço externo dos terraços. Em poucos dias os assentadores de pastilhas poderão conhecer essa área, e esperamos que a exuberante vista da serra do mar não atrapalhe sua produtividade.

“Elevando” pronto

Ainda sobre os fundos do empreendimento, o poço do elevador não ficou para trás. Seu emboço também foi finalizado – neste caso via balancins elétricos. As peças do elevador convencional foram recebidas em obra e, nos próximos dias, será inicializada sua montagem, com todos os preparativos elétricos executados e liberados. Devido à complexidade do equipamento, sua estimativa de montagem é de 30 dias. Após isso, será instalado o elevador panorâmico, que já tem suas esquadrias em produção. Para que esta e as demais tarefas sejam concluídas em sua integridade e, que não deixem pendências de retrabalho futuro, implementamos a cultura de terminalidade, reforçando com cada membro deste processo de construção a importância de levar os serviços prontos e acabados.

É melhor para todo mundo se as ferramentas de uma equipe não precisarem retornar a um apartamento teoricamente finalizada devido a alguma pendência, por exemplo, e para isso investimos em gestão, acompanhamento e conferências diárias, além do planejamento e acompanhamento executivo, logístico e financeiro que a engenharia é responsável por.

É, de fato, muita coisa. Segurança do trabalho e gestão visual correm na veia por aqui. A inovação no ambiente da obra é constante, mesmo com o comum senso de conformismo que a construção civil apresenta. 

Quem é cliente ATR pode sentir orgulho de fazer parte dessa história. A ATR é diferente!