Icone menu
Whatsapp

Lummi – Imóvel Arte: Progresso Incansável e Detalhes Estruturais Revelados

28 out 2023

Em outubro a equipe de obra trabalhou de maneira incansável para executar o planejado e adicionar novos elementos à nossa obra de arte. Apesar dos longos dias de chuva, eles não nos impediram de termos avanços na estrutura: alcançamos o sétimo pavimento!

Ao passar pela obra, você, futuro morador do Lummi, já pode contemplar o local onde, logo menos, será seu lar! Atualmente, estamos prestes a entrar com o aço na laje do 7º pavimento, rumo a conclusão de mais uma etapa. Vamos te contar como chegamos até aqui.

Seguindo o ciclo da estrutura que já conhecemos, após a cura (ou secagem) do concreto do 4º pavimento, foram posicionados os pilares do nosso primeiro pavimento tipo ímpar e suas respectivas formas. Em seguida, montamos o escoramento que é o responsável por suportar as estruturas da laje superior e, acima dele, são posicionadas as formas da laje. Nessa etapa é preciso muita atenção e cuidado, pois o escoramento precisa estar de acordo com o projetado e as formas niveladas, para que possamos ter sucesso na execução e no acabamento final.

Feito isso, é a vez dos armadores entrarem em cena e posicionarem todo o aço que dará ainda mais sustentação à nossa estrutura. São várias toneladas de aço (em barras, cabos e suportes) presentes em cada pavimento executado. Depois de todo esse processo, ainda temos as marcações das caixas de passagem onde, em breve, passarão as tubulações hidráulicas e elétricas de cada apartamento. Finalmente chegamos ao dia mais esperado desse ciclo: o da concretagem.

No último mês esse processo se repetiu por duas vezes, nas lajes do 5º e 6º pavimento, nossos pavimentos tipo ímpar e tipo par, respectivamente. Juntos, totalizam 176m³ de concreto aplicado. Os pavimentos ímpares têm uma característica muito marcante: as abas. Em um alinhamento diagonal, as futuras varandas dos apartamentos desses pavimentos são grandes responsáveis por dar ao Lummi o título de Imóvel Arte, pois criam uma espécie de movimento nas fachadas, que apontam cada vez mais alto nas proximidades da rua Marechal Mallet.

Por fim, mas não menos importante, nas últimas semanas tivemos novamente o som da máquina operando no canteiro, que estive aqui pela última vez ainda na etapa de fundação. Esse retorno ocorreu porque demos início aos nossos trabalhos no piso (térreo). Foram feitas as montagens das tubulações enterradas de sanitária, drenagem e elétrica. Apesar de ficarem ocultas, essas tubulações são de extrema importância para a funcionalidade, conforto e segurança de todos os moradores e visitantes do Lummi. As próximas etapas (de nivelamento e concretagem do piso) nos permitirão um grande avanço no canteiro, que te contaremos ao longo dos próximos informativos.