Icone menu
Whatsapp

O tempo passa voando e o Arandá vai junto

4 jun 2022

Chegamos na metade do ano, e junto vemos a obra do Arandá em ritmo tão acelerado quanto a passagem de 2022! Conforme o planejamento, pausamos a execução da contenção por enquanto e concentramos todos nossos esforços na fundação da torre. 

Para possibilitar o trabalho da equipe de armação e formas, foi necessária uma completa repaginação do terreno. Nesse mês, foram retiradas cerca de 1400 m³ de solo, que deixou o canteiro irreconhecível (e até um pouco complicado de andar) para quem vem acompanhando o trabalho no Arandá nos últimos meses.

Em junho, foram mais de 120 m³ de concreto aplicados em sapatas, pilares e vigas, responsáveis pela sustentação do edifício.  Inclusive, no início dessa semana, tivemos a maior concretagem do Arandá até o momento, na qual estava inclusa a sapata de um dos poços de elevador, com mais de 40 m² de base, 53 ³ de concreto e 4.036 kg de aço, responsável pela maior movimentação de caminhões betoneira que a Rua Maranhão já teve nesse ano.

Drenagem iniciada!

Como Curitiba é conhecida por ter as 4 estações do ano em um só dia, precisamos manter os moradores do Arandá despreocupados nos dias de chuvas intensas que ocorrem quando menos esperamos. Portanto, junto da fundação, já iniciamos o sistema de drenagem do 2º Subsolo. 

Sendo assim, foi executada a estação elevatória nos fundos do terreno. Feita com tubos de concreto que acomodarão 3 bombas hidráulicas, a estação é responsável por conduzir toda a água drenada do terreno para a galeria de águas pluviais, encaminhando-a para a destinação correta.

Lotando o escritório

Como comentado mês passado, em junho recebemos reforço internacional no time ATR! A engenheira civil Rayen, intercambista da Tunísia, iniciou seu estágio na construção do Arandá, e em pouco tempo já demonstrou ser uma ótima profissional.

Com certeza a experiência do canteiro agregará tanto sua carreira quanto seu bom trabalho na equipe de engenharia. Seja qual for a nacionalidade dos colaboradores, quando o concreto e aço são a linguagem universal utilizada no canteiro não há barreiras linguísticas que impeçam o trabalho de qualidade da nossa equipe!

Tanto a metade do ano, quanto a da fundação do Arandá, já ficaram para trás, e apesar de ainda termos muita coisa pela frente, primamos sempre por construir com qualidade desde a sustentação da obra, para assegurarmos o bem estar de toda a edificação e principalmente dos moradores no Água Verde.

A ATR agradece quem vem acompanhando nosso trabalho em Curitiba durante esses meses, e asseguramos que muitas emoções ainda estão por vir nos próximos informativos. Obrigado pela atenção, e nos vemos no próximo mês.