ATR Incorporadora adota gestão de engajamento para entregar obras com qualidade e dentro do prazo
3 mar 2022
Inspirada na metodologia da Gestão Lean, a ATR Incorporadora desenvolveu um cronograma para medir e premiar o engajamento dos envolvidos na execução de obras, além de permitir analisar as não-conformidades, vislumbrar oportunidades de melhoria e obter ganhos sustentáveis.
De acordo com o engenheiro Gabriel Augusto Gomes Corrêa, o sistema foi implantado há três meses, primeiramente na construção do Terrazzo Tomio, primeiro prédio inteligente da cidade de São José dos Pinhais (PR), sede da empresa. “Como está registrando resultados positivos, outras obras da incorporadora também poderão adotar o cronograma”, informa.
“O quadro de engajamento avalia os empreiteiros e a excelência do trabalho desempenhado”, salienta o engenheiro. São aplicados alguns critérios de avaliação para o recebimento do prêmio. “Levamos em conta a qualidade, quando é feita a verificação de serviço, o planejamento, a consideração de prazos e a segurança do trabalho, quando se constata o uso de equipamentos de proteção e uniforme adequados”, explica Gabriel.
O engenheiro destaca que o cronograma de engajamento de pessoal está sendo muito positivo, principalmente pelo interesse e participação dos envolvidos. “Nós buscamos uma forma de melhorar o ambiente de trabalho, torná-lo mais leve e motivador para que as tarefas sejam executadas com qualidade elevada e no prazo estipulado”, explica. Segundo ele, o programa está baseado em três pilares: qualidade, prazo e segurança. “Três pontos que, alinhados, fazem a diferença dentro do canteiro de obras”, assegura.
“Contar com a colaboração dos envolvidos contribui para resolver problemas incomuns e chegar ao objetivo final comum, que é entregar um prédio em conformidade com os custos, prazos, qualidade e sem nenhum acidente de trabalho”.
O mestre de obras da empreiteira da ATR Incorporadora, Manuel Bezerra, foi um dos envolvidos que recebeu o prêmio. Ele afirma que “sempre procuramos executar nosso trabalho com sucesso, tranquilidade, economia, planejamento e segurança, porque prezamos a qualidade da obra”.
Para o contramestre Tiago Lopes, que é funcionário da ATR Incorporadora, após adotar o cronograma da obra, foi possível perceber a evolução das próprias equipes na realização das atividades, no cumprimento de prazo e no atingimento das metas na parte da qualidade e segurança dos colaboradores. “Percebemos também maior engajamento das equipes”, conta.