Icone menu
Whatsapp

5 dicas para higienização completa da sua casa

8 abr 2020

Mesmo em casa precisamos redobrar os cuidados com a higiene para deixar nosso lar ainda mais seguros.

Com a declaração da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que vivemos em uma Pandemia do novo coronavírus, o mundo passou a repensar seus hábitos de higiene coletiva e pessoal. Todo o cuidado é pouco e também necessário no combate a este inimigo “invisível”, que tem se demonstrado altamente contagioso. 

As determinações de isolamento social têm se tornando cada vez mais comum e, com isso, a maioria das pessoas está permanecendo mais tempo em casa. Muitas, inclusive, transformaram seus quartos/salas em ambientes próprios para o home office. Assim, a higienização destes locais passou a ser uma importante aliada na prevenção contra o novo vírus.

E, já que estamos em um momento de readequação de nossos hábitos com relação a limpeza pessoal e dos ambientes, por que não tornar isto uma rotina para depois desse período de confinamento? Abaixo, listamos algumas orientações de como deixar sua casa devidamente higienizada. 

1) TIRE OS SAPATOS ANTES DE ENTRAR

Por mais que não seja comprovado que esta atitude combata diretamente o coronavírus, sempre que chegamos da rua trazemos em nossos calçados microrganismos e vírus que podem ser causadores de outras doenças. 

Assim, vale a pena deixar nossos tênis, sandálias, sapatos e chinelos do lado de fora da porta. Se não for possível, tire os sapatos e entre descalço em casa, carregando-os nas mãos até um espaço específico na lavanderia.  

2) “FAXINÃO” SEMANAL

Mesmo que não haja nenhum caso confirmado ou suspeito do COVID-19 em sua casa, especialistas recomendam que, pelo menos uma vez na semana, seja feita uma limpeza completa de todos os cômodos de nossas residências. 

Para tal, o mais eficiente é utilizar panos umedecidos em soluções de água sanitária. A recomendação é diluir 200ml de água sanitária 2,5% (concentração comercial) em 5L de água. ATENÇÃO: o produto só serve como substituição na hora de lavar paredes, vidros e pisos. NUNCA passe água sanitária no corpo. 

Além disso, recomenda-se primeiro varrer os cômodos e depois passar o pano. Lembre-se de ir fechando a porta dos cômodos conforme for acabando a arrumação, evitando assim que a sujeira de outros lugares entre no local. 

3) BANHEIROS SEMPRE LIMPOS

A exceção da limpeza semanal fica por conta dos banheiros. Infectologistas sugerem que as pias, pisos, boxes e vasos sanitários sejam limpos sempre que possível. Sabe-se que vírus também podem ser transmitidos pelas fezes, então todo cuidado é pouco com este ambiente. 

Neste caso, deve-se utilizar luvas domésticas na hora da faxina. Lave bem as mãos antes e após retirar as luvas, sendo necessário inclusive lavar o utensílio e deixa-lo secar em separado. 

4) ATENÇÃO ÀS SUPERFÍCIES

Já que a maioria das doenças virais são disseminadas por contato, como o COVID-19, a recomendação é tomar extremo cuidado com objetos que tocamos com frequência em casa. Maçanetas, telefones, mesas, corrimãos e puxadores são exemplos de itens que devem ser desinfetados sempre que possível. 

Neste caso, a Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda o uso de álcool com teor entre 65% e 72%, desinfetantes convencionais ou novamente o uso de soluções de água sanitária.

5) JANELAS ABERTAS

Por mais que isto possa trazer um pouco de pó para dentro de casa, especialistas tem alertado o tempo todo para deixarmos as janelas dos cômodos abertas, nem que seja pelo menos por algumas horas do dia. Isso vai ajudar a manter os ambientes arejados e no combate a propagação de vírus. 

BÔNUS – PATAS DOS CACHORROS

Esta é uma dica para quem tem Pets em casa. Sempre que voltar do passeio com seus cachorros, lave as patas deles com água corrente e sabão. E lembre-se ainda de secar bem as patinhas, tendo cuidado para não as deixar úmidas. Isso impedirá que seu animal de estimação traga microrganismos para dentro de sua casa higienizada. 

Além destas dicas, é sempre bom lembrar que pequenos hábitos diários de limpeza ajudam a deixar sua casa limpa e organizada. Lavar a louça após usá-la, manter o lixo sempre no lixo e guardar os utensílios no devido local após utilizar fazem a tarefa ser mais fácil e objetiva.