Tem como comprar apartamento e não se endividar? Veja aqui!
16 jan 2019
Comprar um imóvel é um grande desafio financeiro. Por isso, é comum que as pessoas tenham algum medo relacionado a essa aquisição. Mas, acredite, é possível comprar apartamento e não se endividar.
Claro que para isso o comprador precisa ter um controle financeiro adequado e um planejamento detalhado dos seus recursos e objetivos a curto, médio e longo prazo.
Se você quer entender melhor esse assunto, leia este artigo até o final!
Organize-se
Existem várias razões que justificam um endividamento. No entanto, todas elas têm em comum a falta de organização. Ainda que uma pessoa tenha sido pega de surpresa por uma demissão, por exemplo, ela deveria ter se preparado para esse momento, mantendo uma reserva financeira capaz de ajudá-la em momentos difíceis.
Ninguém tem o controle sobre a economia mundial ou das atividades da empresa em que trabalha, mas todos podem organizar as suas finanças pessoais. Portanto, se você quer comprar apartamento e não se endividar deve começar se perguntando: “se algo inesperado acontecer agora, eu teria como cumprir as minhas obrigações financeiras?”.
Especialistas em finanças recomendam que as pessoas tenham um fundo de emergência capaz de provê-las por seis meses.
Corte gastos
Existem duas formas de conseguir dinheiro para comprar um imóvel: aumentando as receitas ou cortando gastos. Um cenário ideal é o que soma as duas. Você pode estar pensando que é muito difícil cortar gastos e que isso vai gerar grande desconforto à sua rotina, mas se você já se organizou financeiramente, entendendo para onde o seu dinheiro está indo, sabe que isso não é verdade.
É comum que as pessoas acumulem serviços que não usam, por exemplo:
- pacote de TV por assinatura;
- tarifas bancárias;
- plano pós-pago do celular;
- assinatura de jornal.
Individualmente, esses gastos parecem pequenos, mas somados e multiplicados pelo número de meses que são cobrados representam uma pequena fortuna.
Se você identificou despesas que não podem ser eliminadas, trate de negociar um desconto. As companhias têm um setor responsável por conseguir os melhores fornecedores, trata-se do “setor de compras”. Copie essa ideia.
Entre em contato com a empresa prestadora de serviço e informe que deseja reduzir o valor da conta. No caso de resposta negativa, troque de empresa.
Cortar gastos também requer alguns sacrifícios. Se você percebeu que deixar o carro na garagem pode gerar economia, então faça isso.
Todavia, não tente radicalizar os seus hábitos, pois mudanças muito abruptas podem ser difíceis de serem mantidas.
Invista seu dinheiro
Agora que você fez o seu dinheiro sobrar, está na hora de fazê-lo render. Muitas pessoas deixam seu capital parado na Poupança. Indivíduos ainda menos cuidadosos o deixam na conta-corrente.
Com o passar dos meses, o seu dinheiro pode render juros, ajudando você a ficar mais perto do objetivo de comprar apartamento e não se endividar. Para que isso ocorra, é necessário que você o invista.
Existem várias opções interessantes para pessoas conservadoras, que não querem correr grandes riscos. Uma dessas alternativas é o Tesouro Direto. Ele tem excelente liquidez, risco zero e aceita investimentos a partir de R$ 30. Existem muitas variações dessa modalidade, mas vale frisar que todas elas rendem mais do que a Poupança – e são tão seguras quanto.
Você ainda pode criar uma carteira diversificada de investimentos, com um pouco de dinheiro investido em diferentes produtos. Nesse caso, procure uma corretora de valores para poder conversar com um especialista sobre os seus objetivos financeiros.
Gere receita
Uma forma simples de conseguir dinheiro é vendendo produtos que você não usa mais e que estão em bom estado. Faça uma pesquisa para saber o preço atual do que deseja vender e ofereça um bom desconto para os seus clientes.
Os produtos podem ser anunciados nos sites especializados em comércio on-line ou nas redes sociais. Lembre-se apenas de combinar a entrega dos produtos em locais públicos para evitar cair em golpes.
Uma alternativa para fazer dinheiro é trabalhar como freelancer. As empresas têm demandas que precisam ser atendidas rapidamente. Existem vários serviços que você pode oferecer, como:
- atendimento ao cliente;
- criação de conteúdo;
- contabilidade;
- social media.
Use o seu FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) costuma ajudar as pessoas a comprar apartamento e não se endividar. Isso porque a maioria dos brasileiros se esquecem desse recurso, uma vez que ele só pode ser sacado em situações especiais, como a demissão sem justa causa.
O que muitas pessoas não sabem é que esse dinheiro fica retido em uma conta da Caixa Econômica Federal rendendo cerca de 3% ao ano. É muito pouco. Por isso, usá-lo para comprar um apartamento é uma maneira de fazer com que esse recurso não seja desperdiçado.
Caso você esteja comprando um imóvel em conjunto, como no caso de um casal, por exemplo, saiba que é possível somar o saldo de mais de uma conta do FGTS. Nesse caso, nenhum dos dois compradores pode ter imóvel residencial na cidade ou financiamento imobiliário ativo.
O FGTS também pode ser usado para pagar parcelas do financiamento imobiliário atrasadas (até doze) ou amortizar parte da dívida, reduzindo o tempo do contrato ou o valor das mensalidades.
Verifique a reputação do vendedor
Na hora de comprar um imóvel, é importante pesquisar a história da incorporadora com a qual você está negociando. Uma pesquisa simples no Google já revela informações interessantes.
Ademais, visite projetos que já foram entregues, com o objetivo de descobrir se o apartamento apresentou problemas, se a empresa prestou suporte aos clientes e se eles recomendam a companhia para outras pessoas.
Comprar apartamento e não se endividar é muito importante, mas o mais relevante é comprar e não se arrepender do investimento. Por isso, seguir essas dicas é tão necessário.
A ATR Incorporadora é uma empresa experiente que seleciona os melhores terrenos na região de São José dos Pinhais (PR), gerencia com cuidado os seus projetos, visa sempre a qualidade em seus processos e faz uma negociação transparente.
Agora que você sabe como comprar apartamento e não se endividar, conheça mais sobre o nosso trabalho e veja algumas de nossas opções imobiliárias.