Icone menu
Whatsapp
News

Selo Casa Azul da Caixa: Empreendimentos da ATR conquistam Nível Topázio

27 dez 2022

O selo Casa Azul da Caixa é um método de classificação e identificação de empreendimentos habitacionais que buscam a sustentabilidade.

Destinado a beneficiar compradores, construtores e a sociedade em geral, o selo visa inspirar uma nova consciência de foco no crescimento imobiliário responsável com redução do impacto ambiental. Para saber mais sobre o programa, quais são os empreendimentos da ATR que receberam o selo e o que você ganha ao comprar um imóvel com esse reconhecimento, continue lendo. 

A criação do Selo Caixa Casa Azul

O Selo Casa Azul é uma iniciativa criada pela Caixa Econômica Federal (CEF) em 2009 e reformulada em 2020 para incentivar o desenvolvimento habitacional sustentável. Classifica e reconhece empreendimentos que valorizam a sustentabilidade, desde a geração até a manutenção do projeto.

É feito um processo de avaliação criterioso, com cada construtora, que inclui: envio de documentos, análise técnica, certificação (carimbo), execução de obras posteriores, finalização e envio de documentos finais, para então acontecer a obtenção do selo Casa Azul.

O processo para obter o selo

As empresas são avaliadas em 53 critérios que atribuem 163 pontos. Para conquistar o Selo Casa Azul, é preciso atender a pelo menos 15 desses critérios, além da pontuação mínima da categoria pretendida. De acordo com as condições atendidas, a qualidade do empreendimento é dividida em diferentes níveis.

Os níveis do selo Casa Azul da Caixa

São 4 níveis  – Cristal, Topázio, Safira e Diamante – concedidos com base nos pontos conquistados nos 51 critérios de avaliação existentes e somados aos pontos do Bônus.

Os critérios de avaliação são distribuídos em Categorias “Qualidade Urbana e Bem-Estar”, “Eficiência Energética e Conforto Ambiental”, “Gestão Eficiente da Água”, “Produção Sustentável”, “Desenvolvimento Social” e “Inovação”.

Para obtenção do Selo Casa Azul + CAIXA, o empreendimento deve alcançar:

• Para o Selo Cristal: 50 pontos e 16 critérios obrigatórios.

• Para o Selo Topázio: 60 pontos e 17 critérios obrigatórios.

• Para o Selo Safira: 80 pontos e 17 critérios obrigatórios.

• Para o Selo Diamante: 100 pontos, o identificador #mais na categoria “Inovação” e 24 critérios obrigatórios.

Os benefícios para compradores de empreendimentos com este selo 

Para quem adquire imóveis com esse selo, as vantagens são os diferenciais de financiamento imobiliário dentro do SBPE, como descontos nas taxas e custos reduzidos de manutenção e reforma de imóveis.

Para a sociedade como um todo, os benefícios são inegáveis: atualmente a construção civil é uma das áreas que mais consomem energia, água e outros materiais. 

Estimular a sustentabilidade na região é promover empreendimentos habitacionais que priorizam o uso racional dos recursos naturais e empregam soluções urbanas de qualidade. Esse é o diferencial do selo Casa Azul, promover o desenvolvimento social e a integração com o lugar onde o edifício está localizado.

Os Empreendimentos ATR com o Selo Casa Azul da Caixa

Hoje a construtora ATR tem dois empreendimentos com o selo que alcançaram o nível Topázio. Isso significa que os projetos obtiveram 60 pontos e atenderam 17 critérios obrigatórios pela Caixa. 

O Arandá – Apê Inteligente, o primeiro empreendimento da ATR em Curitiba, é um dos 2 únicos empreendimentos da cidade que tem o selo Casa Azul de nível Topázio.

O Lummi – Imóvel Arte, nosso prédio de padrão luxo e iluminado naturalmente, perfeito para quem ama personalidade sem abrir mão da beleza, é o único empreendimento de São José dos Pinhais que tem o selo Casa Azul de nível Topázio.

Em 2021,  o Terrazzo Tomio foi o primeiro empreendimento da ATR a ser reconhecido com o selo Casa Azul.

Este reconhecimento mostra que os projetos ATR estão cada vez mais sendo reconhecidos como empreendimentos de excelência.