Icone menu
Whatsapp
Informativo Terrazzo

Ritmo acelerado e contratações, marcam a obra do Terrazzo no mês de Abril

28 abr 2023

Em abril a marcha não foi reduzida. Os avanços de março permitiram à obra enxergar o horizonte que se aproxima, com progresso ao longo de todo o empreendimento. A equipe de engenharia não poupou esforços para planejar cada semana de maneira minuciosa e objetiva, além de aprovar trabalhos em feriados e novas contratações de mão de obra para acelerar o ritmo dos serviços em finalização (e, por muitas vezes, em sua fase mais delicada de acabamento e, portanto, também mais cuidadosa). 

O time tem se dividido entre tarefas em obra e em escritório para assegurar que cada etapa será executada corretamente, sem gerar retrabalhos e conforme a qualidade desejada por nós e por vocês, além de manter em dia os pagamentos de cada colaborador presente no canteiro – isto pois os serviços são remunerados segundo as medições de produção, com o pagamento vinculado diretamente à quantidade de metros quadrados executados por cada equipe. Sendo assim, o gerenciamento de cerca de 20 empresas diferentes e de 60 a 80 pessoas exige atenção constante dos incansáveis olhos da engenharia ATR. Além de entrosado, o time está focado e disposto a lhe entregar sua mais nova moradia o quanto antes. Não é pouco o esforço de nossa parte, como acompanhamos ao longo deste diálogo mensal.

Ficando pronto

As obras civis estão cada vez mais reduzidas e pontuais, com os muros das faces do terreno em processo de revestimento. A última etapa considerável de trabalhos brutos será a execução do estacionamento em pavers na área térrea, que aguardam a liberação mediante desmontagem dos últimos balancins manuais ainda presentes em obra – utilizados hoje para a textura da Fachada Sul (apelidada “Fachada D”). Este serviço já está contratado e a equipe aguarda ansiosamente os últimos dias de trabalhos em balancins para adentrar o canteiro e executar a pavimentação necessária.

Por dentro dos apartamentos, as unidades mais avançadas já estão sendo trancadas. Isto pois já possuem toda a frente de porcelanato (interno e externo), textura, pastilhas, forro, divisórias e louças instaladas, possibilitando assim a execução do serviço mais fino da construção: a pintura. As 2ª e 3ª demãos internas já estão aplicadas em algumas unidades entre o 3º e o 5º pavimento, enquanto acima delas os últimos ajustes estão sendo liquidados para que as próximas unidades também sejam trancadas, aguardando a presença dos mais novos moradores do bairro São Pedro, na próspera São José dos Pinhais. Enquanto a tinta seca, o cheiro de novo paira no ar.

Vistoriando

Com a chegada das etapas finais do projeto, o Terrazzo Tomio chega a sua fase mais burocrática da obra. São diversas as atribuições legais demandadas por um empreendimento residencial que irá abrigar quase 100 famílias, exigindo liberações de vários agentes da sociedade. 

A Prefeitura de São José dos Pinhais, as concessionárias de água, esgoto, energia elétrica e o Corpo de Bombeiros devem estar em sincronia conosco para que seja dado o aval definitivo para a sua morada. Por isso, já temos iniciados os contatos com cada uma destas partes e uma parcela significativa de nosso trabalho tem sido destinada a encaminhar todos os detalhes para uma tramitação sadia por cada uma delas.

Por exemplo, com relação à parte elétrica, até mês passado remanesciam poucos trechos de obra civil a ser executada na Fachada da Rua Capitão Tobias, o que está em fase de conclusão – com os últimos andaimes montados para atender o trecho e prestes a serem desmontados. Após estes serviços na área onde será instalado o quadro externo padrão da COPEL, próximo à rua para leitura da concessionária, a ligação definitiva terá sua liberação aceita e a energia elétrica adentrará a edificação, iluminado os halls, áreas comuns e todos os cômodos de sua unidade.