Icone menu
Whatsapp
Obras ATR

Retrospectiva Terrazzo Tomio 2021

22 dez 2021

As obras do Terrazzo Tomio iniciaram em 2021 e estamos encerrando o ano com diversas etapas concluídas. Acompanhe agora uma rápida retrospectiva sobre a obra.

As primeiras etapas concluídas foram a de planejamento e serviços preliminares. Foi graças à atenção de toda a equipe na etapa de planejamento, juntamente com soluções avançadas, como as da Mobuss e BIM, que a obra fluiu conforme o esperado.

Os primeiros meses de obra

Em Fevereiro demos início à etapa de fundação, a qual consiste em executar estruturas cuja função é sustentar a edificação no terreno.

Os componentes da fundação da obra são incumbidos de receber as cargas da e distribuí-las ao solo de maneira segura. No total temos 109 estacas de 60 centímetros de diâmetro e mais de 25 metros de comprimento. 

Março foi mais um mês atípico para todos os brasileiros. Como a pandemia continuou avançando e após decisão estadual, interrompemos os trabalhos no canteiro de obra do Terrazzo. Durante este período nos adaptamos com trabalho remoto e aproveitamos para nos organizar ainda mais.

Dando a devida atenção ao processo interno, identificamos materiais não utilizados em outras obras da ATR e que foram somados ao canteiro do Terrazzo Tomio. Este controle foi essencial para reduzir a aquisição de insumos em excesso, beneficiando nosso trabalho ecológica, financeira e logisticamente.

Abril foi o mês em que finalizamos a primeira etapa executiva da obra. A fundação foi concluída com sucesso, todos os blocos e estacas receberam a atenção necessária e a equipe pode continuar com os trabalhos.

Reconhecida pelos empreiteiros, a maior parte das complicações executivas ocorrem justamente na fundação. Quando finalizada, o sentimento de alívio e de energias renovadas é evidente. 


Maio foi um mês extremamente estratégico para o Terrazzo, com diversas reuniões internas e integrações. As equipes responsáveis pelas partes elétrica e hidráulica iniciaram seus trabalhos, além de equipes mais específicas como a de acabamento de piso de concreto.

Foi em maio também que a primeira laje do primeiro prédio inteligente de São José dos Pinhais foi concretada. O pavimento térreo é onde ficará o hall de entrada e estacionamento. Foram quase 300 m³ de concreto e muito trabalho em equipe.

Para manter a boa relação também com os vizinhos da obra, nós aqui da ATR, sempre mantemos uma comunicação próxima e antecipamos os moradores do bairro sobre as etapas para que eles possam estar preparados em caso de barulhos excessivos.

Junho representou ao Terrazzo Tomio consistência e segurança. Após intensos cuidados com a laje do térreo, a preparação do pavimento seguinte demonstrou eficiência e evolução. 

O sexto mês do ano também foi o mês da instalação da grua na nossa obra.

As principais tarefas, como o remanejo de materiais de um andar para o outro, execução de peças estruturais e o contínuo recebimento de insumos e equipamentos se tornaram muito mais ágeis com esse imponente equipamento de 40 metros de altura.


Apenas a montagem da grua já tomou um dia inteiro e adentrou a noite. No primeiro dia do mês houve mobilização geral da equipe ATR para conferir o correto posicionamento de cada peça. A Rua Maria Helena, inclusive, ficou interditada o dia todo. Pudemos contar com a compreensão de todos os vizinhos, previamente contactados, para evitar quaisquer transtornos e imprevistos.

Foi em Junho também que concretamos a maior laje da história da ATR (até o momento). Foram 850 m² de forma (contando pilares) e 40 caminhões betoneira para lançar 320 m³ de concreto. 

O segundo semestre de 2021

Julho foi o mês de aniversário da ATR e quem estava de parabéns era toda a equipe que  trabalhou incansavelmente na obra.

A implantação de tecnologias, o controle de processos e a avaliação minuciosa de serviços é motivo de destaque. Não por menos, em Julho fomos a única construtora de Curitiba e região a obter a certificação Ouro da plataforma Prevision, amplamente utilizada por empresas que buscam a alta performance na construção.

O terceiro e quarto pavimento do Terrazzo foram finalizados e apesar da queda na temperatura, típica do inverno na nossa cidade, a obra seguiu avançando. O subsolo começou a ser mexido e a alvenaria deu início na parte interna do prédio.

Em Agosto a equipe comercial da ATR participou do feirão no Shopping São José, apresentando o Terrazzo Tomio. A maquete do empreendimento chamou a atenção de quem passava no local e o mesmo acontecia com quem passava pela obra, o prédio seguiu ganhando altura e encantando a todos.

O oitavo mês do ano trouxe a evolução plantada com as sementes da organização e do planejamento. Mais duas lajes foram concretadas, as do 5º e 6º pavimento. O quinto contém os terraços, que dão nome ao empreendimento: áreas projetadas para além do núcleo do apartamento. 

Estas áreas representam grande desafio estrutural para a equipe como um todo, pois estas áreas não se observam nos pavimentos pares, gerando trechos em que a construção ocorre de 6 a 8 metros de altura. Mas com a qualidade da nossa mão de obra e ferramentas utilizadas, tudo tem caminhado conforme o plano.

No Terrazzo, a qualidade de vida não será guardada apenas para os moradores, os colaboradores da obra também merecem, por isso, estamos sempre nos preocupando em ampliar as áreas de vivência, para acolher o número crescente de colaboradores. 

Um canteiro de obras organizado possibilita um trabalho com menos preocupações, gerando menos erros individuais e mais saúde coletiva.

A cada semana que começa realizamos reuniões de curto prazo, alinhando com cada equipe as tarefas seguintes. Todos os meses, temos reuniões de médio prazo com os líderes e responsáveis de cada processo, verificando prazos e metodologias. Dessa forma nos mantemos sempre organizados e isso reflete diretamente no andamento da obra.

Em setembro foram realizadas mais 3 concretagens, totalizando 386 m³ de concreto lançado. Os pavimentos que tiveram o luxo de receber o segundo produto mais consumido no mundo (atrás apenas da água) foram o 7º, o 8º e o nosso subsolo, que teve um tratamento especial com polimento.

O 10º mês do ano, que coincide com o 10º mês de obra, foi executado com sucesso. A cada semana que passa, recebemos mais colaboradores e mais serviços se iniciam. O número de informações só cresce, o que nos exige conhecimento e serenidade para a assimilação de todas.

Através de um software específico para a construção civil – o Mobuss Construction – a engenharia diariamente valida a execução das tarefas, para evitar que erros passem despercebidos e demandem correções futuras.

Outubro foi marcado também pelo início das instalações das churrasqueiras nos apartamentos do 2º e 3º pavimento, junto com o revestimento interno que começa a dar forma aos apartamentos.

Atingimos a marca de 10 pavimentos concretados e o empreendimento ultrapassou 30 metros de altura.

Novembro foi marcado pelo controle de qualidade e organização.

A execução da alvenaria que delimita os espaços internos já alcança o 7º pavimento. Com a ascensão das paredes, outros procedimentos podem ser realizados: revestimento interno (chapisco e emboço) e infraestruturas de elétrica e de hidráulica. 

As tubulações de água também são implantadas em cada parede (e no teto), exatamente em conformidade com o projeto hidrossanitário de cada pavimento.

O Terrazzo Tomio já alcançou boa parte da altura real e a etapa de estrutura chega cada vez mais perto de ser concluída. Em Novembro lançamos concreto nos pavimentos 11 e 12, sendo o primeiro com 156 m³ e outro com 125 m³.

Dezembro iniciamos o mês com a obra sendo elogiada pela equipe da BIM Brasil que fez uma visita à nossa estrutura. A organização e limpeza do nosso canteiro de obra foi o que mais chamou atenção dos projetistas.

Também pela qualidade do trabalho de toda a equipe da ATR, mais uma vez recebemos o prêmio Ouro da Premiação Prevision. 

Estes reconhecimentos são merecidos, afinal, parando para analisar a obra do Terrazzo Tomio, em 11 meses fizemos o subsolo e mais 15 pavimentos. Todos estão de parabéns e merecem todos os elogios.