Icone menu
Whatsapp

Futuro empreendimento da ATR Incorporadora terá Certificação Fitwel

27 fev 2023

Criada para apoiar o desenvolvimento de empreendimentos saudáveis que melhoram a saúde e o bem-estar dos moradores, visitantes e pessoas que vivem no entorno, a Certificação Fitwel vai além de medidas de sustentabilidade, como eficiência energética e hídrica. O seu maior foco está na qualidade de vida de quem frequenta ou habita essas construções.

Vitor Stelle Vieira, gestor de marketing da ATR Incorporadora, que fica em São José dos Pinhais (PR), conta que a empresa lançará, ainda no primeiro semestre deste ano, o empreendimento Mozine, no bairro Juvevê, em Curitiba. O edifício terá a Certificação Fitwel, mantida pelo Center for Active Design (CfAD) nos Estados Unidos. A entrega do prédio está prevista para final de junho de 2026.

Composto por 28 unidades (com plantas de 55 m² até 260 m²), o Mozine fica muito próximo do Museu Oscar Niemeyer (MON), e terá áreas de lazer em dois pavimentos diferentes e coberturas. “O residencial faz parte do seleto grupo de empreendimentos com a certificação Fitwel, sendo o segundo na cidade com o selo”, acentua o gestor de marketing da ATR.

Certificação Fitwel

A Certificação Fitwel promove a sustentabilidade e foi criada para proporcionar aos moradores uma experiência completa em relação ao seu bem-estar físico, mental e social. Para obtê-la, é preciso comprovar quais estratégias de bem-estar a construção tem: são mais de 60 estratégias em 12 diferentes categorias. Entre outras estratégias estão o combate a comportamentos prejudiciais à saúde, incentivando, por exemplo, a incentivar a utilização de escadas e o consumo de alimentos orgânicos.

Vitor destaca que a arquitetura e a construção civil estão cada vez mais preocupadas em trazer saúde e bem-estar para os ocupantes de seus empreendimentos. “O acesso gratuito à água potável, bem como a qualidade dessa água e a acessibilidade de pessoas com deficiência são exemplos dessa preocupação”, observa.

Benefícios da certificação

Segundo ele, um empreendimento com a certificação vai promover um impacto positivo na saúde de toda a comunidade, reduzir a morbidade e absenteísmo, apoiar a equidade social de populações vulneráveis, inspirar sentimentos de bem-estar, oferecer opções de alimentos mais saudáveis, ampliará a segurança dos ocupantes e, por fim, aumentará as atividades físicas.

O selo predial é considerado uma nova tendência mundial e de acordo com o Center for Active Design, está presente em mais de 180 países, cerca de 830 projetos já têm a certificação ou em fase de implantação, 2.1 mil projetos registrados, cerca de 5.4 mil usuários e 1,3 milhão de pessoas impactadas.