Icone menu
Whatsapp

Engenheiras civis da Tunísia e Peru fazem intercâmbio nas obras da ATR Incorporadora

9 ago 2022

Por meio da AIESEC Brasil, organização que promove programas de intercâmbios internacionais, a ATR Incorporadora, com sede em São José dos Pinhais (PR), recebeu as engenheiras civis Veronica Nicole (Peru) e Rayene Khadhri (Tunísia), que atuaram no canteiro de obras dos edifícios Terrazzo Tomio e Arandá – Apê Inteligente, respectivamente.

A supervisora administrativa da ATR, Danyelle Lopes Paschoal, conta que tanto para a empresa quanto para as intercambistas foi uma experiência cultural enriquecedora e de aprendizado. “Tivemos o cuidado de manter um ambiente confortável e seguro na obra e na convivência com a equipe para que elas vivenciassem a sensação de pertencimento”.

Bruno Lacerda, engenheiro civil e gestor de obras, supervisionou o estágio de Rayene, que se encerra em 10 de agosto. Para ele, o intercâmbio tem sido significativo em termos técnicos para ambas as partes. “A engenharia da Tunísia tem muitas semelhanças com a do Brasil e também na questão do planejamento, área que ela atuou aqui no Arandá, o primeiro empreendimento da ATR em Curitiba”.

Culturalmente, o compartilhamento e a troca foram também muito intensos. “A Rayene é muçulmana e nos traz outras perspectivas de vida e de cultura. Mas muito enriquecedor para todos”, completa.

Além de conhecer técnicas de engenharia aplicadas aqui no Brasil, Rayene conta que aprendeu palavras em português, visitou vários pontos turísticos da capital e saboreou pratos típicos brasileiros. “Profissionalmente, conheci novos tipos de fundações e códigos e barras de aço do Brasil”, afirma. “Vou voltar para casa com mais amigos e com muito aprendizado de boas práticas”, pontua.

O engenheiro civil Gabriel Augusto Gomes Correa foi responsável por Veronica, que estagiou até 31 de julho no Terrazzo Tomio, que está sendo construído em São José dos Pinhais. De acordo com ele, “foi uma experiência bem gratificante, troca de cultura e conhecimento. Muito aprendizado”.

Veronica disse que a experiência foi incrível, pois as pessoas a tratavam muito bem, sempre estavam dispostas a ajudar e a ensinar tudo que ela precisava. “Aprendi muito sobre os padrões técnicos brasileiros, que variam com relação aos peruanos, conheci os termos da construção civil do Brasil e também assimilei pontos positivos da ótima organização da empresa. Sou muito grata a todos”, sublinha.

Sobre a AIESEC – plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio. Está presente em 110 países com mais de 1,7 milhão de membros. A organização oferece experiências práticas e ambientes desafiadores para desenvolver habilidades de liderança.