Icone menu
Whatsapp

Conforto e segurança dos apartamentos inteligentes impulsionam procura por imóveis integrados

30 set 2020

Os kits de automação que conectam diversos dispositivos nos apartamentos e as ferramentas de reconhecimento facial instaladas nas portas de muitos imóveis deixam claro que a idéia de “futuro”, tão discutida em filmes de ficção científica, por exemplo, já não é tão distante no momento atual. Combinação equilibrada entre comodidade e segurança, os prédios inteligentes estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, desenvolvendo um jeito único de agradar um público cada vez menos nichado.

Um apartamento inteligente, por assim dizer, tem como objetivo principal transformar o imóvel, com suas diversas divisões e ferramentas individuais, em um organismo único a partir do auxílio da tecnologia. Tais funcionalidades, ajustadas através da conexão dos dispositivos na mesma rede, criam inúmeras possibilidades como o controle da iluminação ou temperatura da casa à distância. Ou ainda a automatização de televisores, tomadas, cafeteiras e geladeiras, por exemplo, por comando de voz.

“Essa convergência entre as tecnologias e o ambiente físico das residências, nos dias de hoje, é inevitável. Isto é, não diz respeito apenas ao avanço desses dispositivos digitais nos últimos anos, mas revela uma nova cultura de gestão das tarefas cotidianas, que pode contribuir para uma melhor eficiência e aproveitamento do ambiente, além de reduzir custos com energia elétrica, entre outros”, explica Rafael Rosa, Diretor da ATR Incorporadora, construtora que atua na Região Metropolitana de Curitiba.

Fundada em 2013 em São José dos Pinhais (PR), a ATR possui em seu portfólio diversos cases de empreendimentos modernos que enfatizam o uso das tecnologias para melhor aproveitamento e experiência. Desde o primeiro edifício, a empresa utiliza fechadura biométrica como forma de acesso ao prédio e área comuns. Posteriormente, desenvolveu um aplicativo próprio que controla diversas funcionalidades no Terrazo, primeiro prédio inteligente de São José dos Pinhais.

“O Terrazzo Tomio, terá tanto fechadura biométrica como reconhecimento facial para acesso ao prédio, além do controle de entrada via aplicativo. Estas facilidades, além de oferecerem segurança e autonomia aos futuros moradores, também contribuem para a valorização natural dos imóveis, pois atendem à demanda atual dos moradores e ainda se colocam como um  investimento com uma longa vida útil por suas funcionalidades integradas”, complementa Rosa.