Icone menu
Whatsapp

ATR tem seu terceiro empreendimento assinado pela Grifo Arquitetura

14 ago 2023

Pela terceira vez, a ATR Incorporadora, de São José dos Pinhais (PR), conta com a parceria da Grifo Arquitetura, na construção de mais um empreendimento.

O escritório tem como principal proposta a excelência na produção de projetos na área de arquitetura e urbanismo. Objetivo que combina com a missão da incorporadora que é construir empreendimentos inovadores, sustentáveis e capazes de melhorar a vida das pessoas com qualidade e conforto.

O primeiro edifício da ATR com assinatura da Grifo está em construção. É o Lummi Imóvel Arte, um prédio de padrão luxo. E conta com mais dois novos lançamentos: o plural e democrático Essenza Home Club, em São José dos Pinhais; e o Mozine – Wellness Design, no bairro Juvevê, em Curitiba.

Charles Stela, coordenador de projetos da ATR, enfatiza que está sendo muito bom trabalhar com a Grifo. “É um escritório com criatividade e que preza pelo design único dos prédios”, acentua. Observa também o respeito ao cumprimento do cronograma dos projetos.

A arquiteta e urbanista e sócia da Grifo, Suzanna de Geus afirma que trabalhar com a ATR é muito enriquecedor. “O primeiro empreendimento que fizemos em parceria com a incorporadora foi o Lummi. Nossos profissionais se envolveram com toda a equipe, do gerenciamento, engenharia e até de venda. Foi uma cocriação, o que proporciona um projeto muito mais rico”, pontuou.

A parceria, segundo ela, comprovou o pensamento de Rafael Rosa, Diretor da incorporadora: “A inteligência do grupo é sempre superior à do mais inteligente do grupo”.Suzanna complementa que cada um tem um ponto de vista diferente, muitas vezes contraditório, e “é preciso afunilar todas essas informações para que se tenha o melhor resultado final”.

Integração e compartilhamento

A ATR e a Grifo trabalharam com a integração de plataformas para a troca de informações como, por exemplo, ACC (envio de projetos), BIMCollab (apontamento e alterações de projetos) e Trello (comunicação em geral). “Junto a Grifo nós realizamos o planejamento do projeto para o monitoramento das entregas com base nos cronogramas e realizamos reuniões de alinhamento, mas, claro, sempre existem desafios a serem superados”, explica Charles.

Para Suzanna são muitos os desafios enfrentados em cada projeto, um deles, é como aproveitar o melhor do terreno, atendendo todas as normas da Prefeitura, por exemplo. Falando no caso do Mozine, um ponto a ser destacado foi a existência de uma Araucária, que limitou a posição do edifício. “Mas tentamos usar essa limitação ao nosso favor, com o recuo do prédio e a criação de um muro curvo que abraça a árvore centenária. Essa curva quebra a monotonia de um muro convencional com espaços ricos internos e externos. E ainda contribui com uma melhor relação com o entorno e vizinhos”, salientou.

Charles, que atua em toda esteira de desenvolvimentos dos projetos dos novos empreendimentos, assim como, nos orçamentos e personalização, destaca que a experiência com a Grifo está dando tão certo que existe a possibilidade da viabilização de novos projetos, após a finalização daqueles que estão em andamento.

Projeto do Mozine

Uma das principais fontes de inspiração para o Mozine foi a arquitetura moderna brasileira, com o uso de materiais brutos, como concreto, madeira e vidro. Foram aproveitadas, ao máximo, os visuais do terreno, situado em cota elevada, com importantes vistas para a cidade ao nascer e pôr do sol.

Suzanna admite que pensar num edifício que irá marcar a paisagem urbana é uma tarefa desafiadora e gratificante. “É imprescindível absorver o máximo possível do terreno já em fase inicial, vizinhos, insolação, topografia, vegetação, bairro, fluxos, vistas. Assim o projeto cresce bem embasado, tanto pelo ambiente como pela definição de produto e público alvo”.

A criação de um novo projeto, a partir de uma folha em branco, muitas vezes é um processo que necessita de tempo para organizar as ideias e estudar as melhores possibilidades. “Para chegar a um bom resultado, são necessárias diversas horas de discussões, croquis, modelagem 3D, maquetes etc.”, garante a arquiteta.

Com a ATR não foi diferente. “Em um projeto imobiliário o primeiro passo é entender a necessidade e objetivo da incorporadora, em muitos dos casos, é um espelho da necessidade do seu público alvo, afinal, estamos vendendo sonhos. É necessário o entendimento do mercado para entender quem será o público a utilizar o espaço. É uma tarefa difícil, não se trata de resolver um problema, mas sim, criar o sonho de um lar, de uma casa própria”, reforça Suzanna.

Os profissionais da Grifo, ao projetarem espaços internos dos empreendimentos, como os apartamentos e áreas comuns, buscam sempre se imaginar no lugar do futuro morador, focando na funcionalidade, aproveitamento de áreas e outros fatores. Além disso, a equipe gosta muito de valorizar os materiais e a estrutura do empreendimento. Acreditamos que a arquitetura é atemporal e genuína, com o menor uso possível de adornos e adereços.

Ainda em relação ao Mozine, a Grifo está na fase do projeto executivo, que envolve todo o detalhamento necessário à construção do edifício. A compatibilização de projetos, incluindo os aspectos hidráulico e elétrico, tudo em BIM, processo que garante uma obra mais rápida e com menos erros.

Neste empreendimento, fomos responsáveis ​​por elaborar o projeto completo de arquitetura, abrangendo a holística do edifício, incluindo suas fachadas, distribuição interna e seleção de materiais. Trabalhamos em estreita colaboração com outros especialistas, que se dedicaram a desenvolver projetos específicos, como a estrutura, as instalações e os espaços interiores. Juntos, formamos uma equipe integrada para garantir a harmonia e a excelência em todos os aspectos do projeto.