Icone menu
Whatsapp

ATR Incorporadora utiliza a plataforma InMeta no gerenciamento de dados

29 jun 2022

Projetado para ser utilizado de forma simples, objetiva e sem complicações, o InMeta é uma plataforma de gestão de qualidade, que tem sido aplicada nas atividades desenvolvidas pela ATR Incorporadora, localizada em São José dos Pinhais (PR).

A solução foi construída em vários módulos – serviços, segurança, qualidade, projetos, pré-obra e final de obra – e tem a proposta de reduzir em mais de 40% o risco de acidentes do trabalho, elevar a produtividade da equipe, melhorar o controle dos processos e o gerenciamento das informações no canteiro de obra, entre outros itens.

De acordo com Bruno Lacerda, engenheiro civil e gestor de obras da ATR, a empresa está utilizando a plataforma para a gestão de Fichas de Verificação de Serviço (FVS), “item obrigatório para mantermos as certificações da Caixa Econômica Federal. Além deste módulo, estamos utilizando o modo segurança para realizar a gestão das pendências de segurança do trabalho, buscando sempre a maior segurança possível”.

Lacerda completa que a ATR também está implementando o item de gestão de materiais para a realização do controle de qualidade do concreto usinado utilizado em obra, por meio do rastreio com mapas de concretagem feitos na própria plataforma. Segundo ele, entre as vantagens de usar a plataforma, estão a centralização da informação, a gestão da qualidade, geração de dashboard e facilidade para configuração.

Victor Freitas, estagiário de engenharia civil da ATR, utiliza o InMeta para fazer conferências de qualidade em diversas categorias de serviços, realizados tanto pela equipe da empresa quanto pelas terceirizadas. Ele destaca que a plataforma é de extrema importância, pois a partir das FVS, “conferimos o andamento da execução da obra, relatamos as não conformidades através de descrições e fotos, e também informamos as ações corretivas”.

Os principais diferenciais da plataforma, conforme aponta, são o manuseio simples, a interface organizada e os relatórios gerados a partir das FVSs criadas, com o resumo das não conformidades e ações corretivas.

A técnica em segurança do trabalho da ATR Elisangela Suty informa que a empresa está iniciando o uso da plataforma na obra do edifício Arandá Apê Inteligente, que está sendo construído em Curitiba. Ela conta que, semanalmente, verifica com eficiência todos os itens de segurança na fase de execução de obra por meio da plataforma. “Os resultados são muito positivos”, afirma. “É a primeira vez que uso a ferramenta, que é bem clara e fácil para revisar os dados quando for necessário”.