Icone menu
Whatsapp

ATR Incorporadora segue diretrizes da NBR 15.575 e faz últimos testes de desempenho para a entrega do EVO1412

16 mar 2021

A inauguração de um empreendimento envolve diversas etapas prévias antes da entrega final. Após a escolha do terreno, desenvolvimento do projeto e execução da obra, são realizados os testes de desempenho, avaliações de caráter obrigatório que atestam a qualidade do edifício em aspectos como segurança, conforto e qualidade de vida dos futuros moradores.

Responsável por indicar essas diretrizes de funcionamento, a norma ABNT NBR 15575 determina a condição mínima para pisos, coberturas, vedação, sistema estrutural e demais requisitos gerais. Os testes, neste caso, simulam situações cotidianas para que os proprietários evitem problemas como barulhos incômodos de vizinhos, infiltrações, fissuras, baixa resistência a impactos, entre outros.

“Todos os ensaios são focados na NBR 15575. Seguimos os passos à risca para que possamos atestar que a obra está de acordo com as diretrizes e que possui um excelente padrão de qualidade”, explica Eduardo Senger, engenheiro da ATR Incorporadora. Atualmente a empresa se prepara para realizar os últimos testes de desempenho no EVO1412, segundo empreendimento da linha de compactos de alto padrão da marca.

Os testes no prédio, realizados por amostragem e tipos construtivos dos materiais, começaram em meados de janeiro com previsão de conclusão em março. Entre eles estão previstos ensaios de estanqueidade (para verificar níveis de infiltração), isolamento acústico (mensuração dos níveis de ruído), corpo duro (atestar resistência da laje ao impacto), desprendimento de fachada, entre outros.

“Além de atestar a segurança estrutural do prédio, os ensaios percebem problemas que não são perceptíveis aos olhares do leigo, e que, ao longo da edificação, fazem bastante diferença para a qualidade de vida dos moradores”, afirma Senger. Atualmente os testes de desempenho da ATR Incorporadora são realizados tanto pelo setor de Engenharia da própria empresa quanto em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).