Icone menu
Whatsapp

ATR Incorporadora oferece realidade virtual para clientes como experiência de compra de imóvel

9 jun 2021

A realidade virtual proporciona aos usuários sensações reais por meio de efeitos visuais, sonoros e até táteis, e tem sido uma ferramenta importante para o mercado imobiliário, especialmente na compra e venda de imóveis. O recurso facilita a comunicação entre o vendedor e o comprador e otimiza as experiências dos clientes. A tendência chegou também à construção.

Alinhada à novidade, a ATR Incorporadora, de São José dos Pinhais (PR), tem aplicado o software Unreal Engine para apresentar aos clientes o Edifício Arandá, primeiro empreendimento da empresa em Curitiba.

O 3d visualiser Ale Kocsis, brasileiro com cidadania Húngara, deixou o Brasil há 3 anos para migrar para o país dos avós, Hungria. De lá atende Países da Europa e Brasil. Segundo ele, a experiência em realidade virtual utilizada no projeto do Arandá, é um marco na relação entre investidores e cliente final. “O fato de se ter o controle das ações dentro dessa realidade virtual, como andar por todo o apartamento, analisar detalhes, entender os espaços propostos de uma maneira quase física é algo muito próximo do que queremos apresentar à pessoa que irá adquirir um bem, mesmo de modo digital”, salienta.

Kocsis explica que o Unreal Engine é um software direcionado para a criação de jogos em primeira pessoa e outras infinitas interatividades. Ele conta que há poucos anos, arquitetos e designers de interiores perceberam que seria possível utilizá-lo para outras ferramentas em suas áreas. “A partir daí, os profissionais de visualização 3D evoluíram nesse quesito e passaram a oferecer não apenas imagens estáticas ou vídeos com briefing predefinido, mas plantas dinâmicas e interativas e com maior realidade dentro de um ambiente”. Completa que “é aqui que começa a relação da arquitetura com a Unreal Engine, além do material impresso, o arquivo digital completa o ciclo de necessidades do cliente em se “sentir” na futura residência”.

Segundo Kocsis, o projeto do Edifício Arandá está sendo desenvolvido dentro da Unreal Engine. “As opções são infindáveis e podemos utilizar para todo e qualquer tipo de arquitetura, desde um simples design de interior, um prédio inteiro do térreo ao ático, casas etc.”. O software utiliza fidelidade visual combinada com alto desempenho para criar experiências imersivas e envolventes.

O estande da ATR no edifício, em breve, disponibilizará aos clientes essa experiência. “Todos os interessados em conhecer serão muito bem-vindos para experimentar essa novidade. As expectativas são reais, assim como a tecnologia apresentada”, pontua Kocsis. O 3D visualiser frisa que a ideia é “encantar o futuro proprietário do apartamento e fazê-lo se sentir em casa antes mesmo de tudo estar pronto”. Ele poderá, por meio do passeio virtual autocontrolado, vasculhar cada canto do imóvel, escolher entre diferentes aplicações de materiais para pisos, paredes, cores, luzes; entenderá da forma mais simples possível a volumetria, os espaços, o design em tempo real.

Por fim, Kocsis garante que plantas que utilizam a tecnologia BIM podem aplicar a Unreal Engine para auxiliar no desenvolvimento real do projeto em todos os aspectos, desde sua forma estrutural até a plástica final do imóvel.