Icone menu
Whatsapp
Mercado Imobiliário

5 tendências para imóveis no pós-pandemia

28 jun 2021

Com certeza você tem notado o quanto algumas mudanças causadas pela pandemia chegaram para ficar definitivamente. Muitas pessoas mudaram a forma de trabalhar, de fazer compras, de estudar e de se exercitar. Começaram também a priorizar mais o bairro, fazendo atividades mais próximas de casa.

Estas mudanças afetaram até mesmo o que nós entendemos por qualidade de vida. Nosso lar virou o local onde passamos a maior parte do tempo. Nossos vizinhos muitas vezes foram os únicos rostos ao vivo que víamos, mesmo de longe. Lazer seguro e controlado do condomínio foi por muito tempo a principal diversão das crianças e quebra na nossa rotina. 

Mesmo com os números de vacinações aumentando, muitos hábitos adquiridos ainda permanecem e permanecerão em nossa vida. Algumas transformações ditadas pelo Coronavírus deixarão de existir, mas muitas serão adaptadas para a nova realidade de vida sem o vírus. 

Pensando nisso e acompanhando pesquisas, separamos as 5 principais tendências para imóveis e futuros lançamentos nesta nova realidade. Confira agora!

1. Apartamentos mais espaçosos e arejados

Justamente pela necessidade de ficar mais tempo em casa, as pessoas passaram a procurar imóveis com metragens maiores. Muitos viram a necessidade de ter um quarto extra para servir de escritório e mais de um banheiro.

Nos dois próximos lançamentos da ATR, um em Curitiba e outro em São José dos Pinhais, o quarto extra e mais de uma suíte foram as primeiras definições do time de engenharia e de arquitetura.

2. Imóveis com opções de varanda e terraço

O que antes não era um item tão importante como decisor de compra, passou a ser muito procurado e fez o mercado se adaptar. Varanda, sacada, terraço, seja qual for o nome, um espaço que dê a sensação de “sair de casa”, respirar ar puro e até mesmo pegar um sol, começou a ser item essencial. 

Perspectiva Terraço Privativo – Terrazzo Tomio

Muitas incorporadoras voltaram a repensar projetos e incluir varandas nos empreendimentos. Aqui na ATR todas as sacadas dos nossos empreendimentos são entregues até mesmo com as churrasqueiras. Em termos de metragem, o Terrazzo Tomio, em São José dos Pinhais, que já está em obras e com as últimas unidades à venda, possui amplos terraços que vão de 17 a 61m². São verdadeiras residências suspensas em meio ao bairro São Pedro.

3. Conforto e ambientes otimizados

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os adultos passam mais de 80% do tempo em ambientes fechados, só que antes a maioria saía de suas casas para trabalhar e agora, nem isso. Com essa mudança, o conforto acústico e térmico, a iluminação e ventilação natural e a integração dos espaços tornaram-se ainda mais importantes para vivermos bem.

Passamos a prestar mais atenção em nossa qualidade de vida. Nossas necessidades dentro de casa também mudaram. O escritório, que antigamente era um dos cômodos menos usados e muitas vezes transformado em quarto, precisou ser reativado e passou a ser um dos locais em que permanecemos mais tempo.

O home-office é uma realidade que veio para ficar. Dados de uma pesquisa feita pela Associação de Marketing Promocional (Ampro) mostrou que o trabalho remoto deve continuar no futuro, mesclado com encontros presenciais assim que o cenário permitir. 56,7% dos entrevistados informaram que adotarão definitivamente o regime híbrido após a vacinação, enquanto 10% afirmaram que devem permanecer totalmente em home office no pós-pandemia. Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Há quem prefira ir para a empresa apenas para fazer reuniões presenciais, já que em casa pode não ter espaço. Por isso, outra tendência são os coworking na área de lazer dos prédios. Ter um espaço dentro do seu condomínio para receber clientes ou mesmo para trabalhar sossegado é item de luxo neste momento, mas permanecerá sendo um grande diferencial.

Perspectiva Coworking – Terrazzo Tomio

Tanto o Terrazzo Tomio, quanto o Arandá, que será lançado em breve pela ATR, possuem um coworking com sala de reuniões. O agendamento para reservar as salas, quando necessário, é todo feito via aplicativo da ATR.

4. Conexão com a Natureza!

Sim, o contato com a natureza permanecerá sendo uma tendência. Como estamos mais tempo dentro de casa, temos mais tempo até mesmo para cuidar de plantas e a biofilia tem efeitos positivos em nossas vidas.

Biofilia é traduzido como ‘amor às coisas vivas’ no grego antigo (philia = amor a / inclinação a). A ideia é conectar humanos com a natureza para melhorar o bem-estar. Por isso o uso de elementos orgânicos e naturais, como madeira, pedra, jardins verticais, água e luz natural por exemplo, são grandes aliados da arquitetura neste momento.

Esta aproximação com a natureza pode estar totalmente dentro de casa, com as chamadas Urban Jungle, quanto fora, nas áreas comuns dos prédios. Aqui precisamos destacar o futuro empreendimento da ATR no bairro Água Verde em Curitiba, o Arandá tem um grande apelo à natureza. Ele será um verdadeiro refúgio verde em meio a cidade.

Além de ter um Jacarandá de até 4 metros se destacando na fachada, o nosso Apê Inteligente contará com um amplo telhado verde no 8º pavimento, o rooftop do prédio onde estarão as áreas de lazer. A horta coletiva será ideal para quem quer explorar ainda mais a terra. O empreendimento também conta com floreiras com irrigação automática, sem contar na Praça dos 4 elementos, um local de convivência em que é possível sentir os 4 elementos principais da natureza: Água, da piscina; Terra, das plantas; Fogo, da lareira; e o Ar fresco por estar no último andar do prédio.

Para ser um dos primeiros a receber mais informações sobre o Arandá, clique aqui!

5. Tecnologias e conveniências

Nem é preciso fazer muito esforço para saber que o número de pedidos por delivery aumentou e muito durante a pandemia. Segundo uma pesquisa realizada por startup de gestão financeira, os gastos com delivery cresceram 149% no último ano. Muitos condomínios tiveram que adaptar suas normas para facilitar o acesso de entregadores aos apartamentos.

Essa é uma tendência que veio para ficar, o brasileiro entendeu o quanto é fácil pedir delivery, por isso os futuros lançamentos já miram em formas de deixar essa forma de consumo mais cômoda. Muitos empreendimentos vêm apostando em espaços refrigerados para delivery, como no caso do Terrazzo Tomio, que além do delivery space, também contará com vending machines no lobby e produtos de conveniências para facilitar a vida dos moradores.

Perspectiva Vending Machine – Terrazzo Tomio

O porte-cochère também ajuda tanto no embarque e desembarque de passageiros de carros por aplicativos, como para buscar os pedidos diretos com o entregador. Esse espaço que fica na entrada do prédio funciona como um acesso social para veículos, o que ajuda a não obstruir o fluxo de carros na rua.

Já no Arandá da ATR o iFood Box promete facilitar ainda mais a vida dos moradores que pedem delivery. Com esses armários refrigerados não será preciso correr para encontrar o entregador. Você pode fazer tudo com calma e pegar o seu pedido quando for mais conveniente para você.

Investir em tecnologia também é essencial para os futuros empreendimentos. Aqui na ATR essa questão sempre esteve 100% alinhada com toda equipe que respira inovação. Tanto o Terrazzo, já em construção, quanto o Arandá com lançamento em breve, contam com acesso principal 100% por reconhecimento facial, fechadura biométrica para acesso de todas as áreas comuns, além de aplicativo exclusivo para acessar câmeras de segurança, fazer liberação de visitas, reservar áreas sociais e muito mais.

Escolha viver bem!

Este é um dos lemas do Terrazzo Tomio e da ATR. Morar precisa ser uma experiência prazerosa todos os dias, por isso invista no que te faz bem. As tendências apontadas aqui são o futuro e nós já estamos alinhados a tudo isso.

Conheça nossos empreendimentos e fale direto com a nossa equipe, clicando aqui